Artes Marciais

Grupo Raça agita a capoeira maranhense por quatro dias

Com música, cultura, educação e muita ginga, de hoje a sábado, a Associação Cultural Capoeira Raça promove em São Luís o seu XII Batizado e Troca de Graduações.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
O mestre Marinho ensinou a diversas gerações de maranhenses os segredos e a beleza da capoeira/Divulgação
O mestre Marinho ensinou a diversas gerações de maranhenses os segredos e a beleza da capoeira/Divulgação (Capoeira)

Há mais de 20 anos na capital maranhense, o Grupo Raça realiza atividades que visam ao desenvolvimento da capoeira, como esporte, arte e manifestação cultural. O Grupo promove de hoje até sábado com uma série de atividades em locais diferentes o XII Batizado e Troca de Graduações da Associação Cultural Capoeira Raça, com a participação de grande número de capoeiristas e consagrados mestres da arte.

O Batizado é um momento solene e festivo no qual o aluno recebe a sua primeira graduação, marcando seu início e desenvolvimento no universo das rodas de capoeira, dando seus primeiros passos como praticante de uma arte educativa e participante de uma vivência cultural transformadora da sociedade.

Capoeira como Patrimônio Imaterial Brasileiro compõe vários componentes culturais do Brasil, o que lhe proporciona riqueza artística, musical e dinâmica; um enorme potencial evolutivo e finalmente, uma gama intensa de aplicações esportivas, coreográficas, terapêuticas e pedagógicas, que abrange desde a sonoridade das cantigas as artes marciais e a defesa pessoal.

O Grupo Raça, com sede nacional em Muritiba, na Bahia, tem filiais no Brasil, em Salvador (BA), Maceió (AL), Maringá (PR), e São Luís (MA). As sedes internacionais realizam trabalhos em Nova Iorque, nos EUA, Santiago, no Chile, Granada, na Espanha, Lisboa, em Portugal, França, Itália e Suíça.

Sob a direção geral em São Luís, de Amaro Antônio dos Santos, o mestre Marinho, o evento contará com a presença do fundador da Associação Cultural Capoeira Raça, o mestre Medicina, com mais de 50 anos dedicados a prática e a filosofia da capoeira como manifestação e expressão cultural.

Programação

DIA 2/9 - 19h

Aula e roda de abertura

Local: Associação dos Moradores do Recanto dos Vinhais (Amorev)

DIA 3/9 - 19h

Oficina e aulão de capoeira

Local: UIRB - Universidade Infantil Rivanda Berenice - Travessa da Rua Nova, S/N - Recanto Vinhais

DIA 5/9 – 8h

XII Batizado e Troca de Graduações

Local: UIRB - Universidade Infantil Rivanda Berenice - Travessa da Rua Nova, S/N - Recanto Vinhais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.