Eleições 2016

PDT ganha 17 prefeitos e fortalece sua presença nos municípios do MA

Edivaldo Júnior (São Luís), Gil Cutrim (São José de Ribamar), Léo Coutinho (Caxias) e Chico Gomes (Viana) são os nomes de destaques na lista dos novos pedetistas no MA

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou ontem o Encontro Estadual filiar 17 prefeitos do Maranhão. Na lista dos novos pedetistas estão Edivaldo Júnior (São Luís), Léo Coutinho (Caxias), Gil Cutrim (São José de Ribamar) e Chico Gomes (Viana).

Com as novas filiações, o PDT passa de seis prefeitos que hoje pertenciam aos quadros pedetistas para 23 gestores. É um crescimento superior a 300%. Na lista dos filiados, segundo o presidente estadual da legenda, deputado Weverton Rocha, estão ainda os prefeitos de Pastos Bons, Mirinzal, Nova Iorque, Altamira, Matinha, Brejo de Areia, Paraibano, Presidente Juscelino, Fernando Falcão, Genipapo dos Vieira, Bernardo do Mearim, Formosa da Serra Negra e Tufilândia.

Os prefeitos que mais chamam atenção são os de São Luís, Caxias, São José de Ribamar e Viana. Edivaldo Júnior decidiu pelo PDT para assim conseguir redefinir as estratégias para sua candidatura a reeleição. O prefeito de São Luís buscou uma legenda maior que a que o abrigava, o PTC, para assim garantir tanto tempo de televisão quanto força para negociar a composição de sua chapa para 2016.

As conversas entre Edivaldo Júnior e Weverton Rocha acontecem há mais de um ano. Segundo o deputado federal, após muitas reuniões, o processo de ida do prefeito de São Luís acabou sendo “natural”. “Com o prefeito Edvaldo foi tudo muito natural, afinal tivemos muita proximidade na campanha e continuávamos sempre mantendo esse diálogo”, disse o pedetista.

Durante sua filiação, Edivaldo Júnior relembrou o ex-governador Jackson Lago e falou da militância da legenda. “Orgulho de entrar para o partido de um grande líder que fe história no Maranhão e no país: o Dr. Jackson Lago. Quantas vezes ele abraçou esta bandeira e a honrou em toda a sua vida pública. Não há como falar de PDT sem falar desta militância que ajudou Jackson a chegar três vezes à prefeitura e ao governo do estado”, disse o prefeito.

O prefeito Gil Cutrim – que pertencia aos quadros do PMDB – anunciou há cerca de duas semanas que seu novo partido seria o PDT. Cutrim, que na reta final da campanha eleitoral de 2014, buscava espaço em uma das legendas da base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB), a quem decidiu apoiar ao trocar de grupo político.

Edivaldo Júnior e pedetistas
Edivaldo Júnior e pedetistas

O prefeito Léo Coutinho também decidiu ser um novo pedetista. As negociações para ingressar no partido foi mais fácil para ele já que seu tio e tutor político, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, já pertence ao PDT. Como há um claro afastamento do PSB da base de apoio ao governador, Coutinho decidiu entrar em uma sigla que mantenha a aliança com Dino em 2016 e organizar melhor sua candidatura a reeleição.

O prefeito Chico Gomes de Viana talvez seja a surpresa maior entre os novos nomes do PDT. O gestor era um dos nomes mais conhecidos do grupo político comandado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) tanto que ele foi secretário de estado na gestão da peemedebista durante dois mandatos dela.

Orgulho de entrar para o partido de um líder que fez história no Maranhão: Jackson Lago. Quantas vezes ele abraçou esta bandeira e a honrou em toda a sua vida”Edivaldo Holanda Júnior, prefeito de São Luís

Sem se mostrar nos últimos meses de campanha em 2014 e muito menos nos primeiros meses deste ano, Gomes foi anunciado esta semana como novo pedetista, logo novo aliado do antes adversário, Flávio Dino.

Participaram do ato de filiação coletiva do PDT o governador Flávio Dino (PCdoB) que, apesar de ter a preferência pela candidatura do prefeito Edivaldo Júnior em São Luís, evitou falar na disputa eleitoral e assim evitando falar em apoio para 2016.

O encontro estadual do PDT teve a presença do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, do ministro do Trabalho e secretário geral da sigla, Manoel Dias, e também de deputados federais de outros estados. O governador Flávio Dino também participou do ato de filiação dos novos pedetistas.

Vereadores também se filiarão ao PDT

Osmar Filho, vereador
Osmar Filho, vereador

No ato das novas filiações teve ainda a oficialização do ingresso no PDT de vereadores de todo o Maranhão. O destaque da lista foi vereador de São Luís, Osmar Filho, que deixa o PSB para ser um neo-pedetista. A escolha do parlamentar pelo partido foi baseada na decisão do prefeito Edivaldo Júnior de ser também dos quadros da legenda.

Osmar Filho, que é líder da Prefeitura na Câmara Municipal de São Luís, estava negociando com sua ida para o PDT desde quando o PSB (seu segundo partido desde as eleições de 2012 quando disputou uma vaga no legislativo municipal pelo PMDB) iniciou as negociações para fundir com o PPS, da deputada Eliziane Gama.

Apesar de não ter havido a fusão, o PSB de São Luís demonstra que está mais inclinado a coligar com a pepessista do que apoiar novamente o prefeito Edivaldo Júnior o que levou Osmar Gomes a decidir pela saída da sigla.

Quem também se filiou ao PDT foi o deputado estadual Glaubert Cutrim que foi eleito pelo PRB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.