Desfile em São Paulo

Estudante maranhense transforma chifre em roupa para desfile

Willame Leite de Sousa Filho foi um dos nove selecionados de todo Brasil com projeto artesanal; trabalho chamou a atenção do estilista Alexandre Herchcovitch

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Trabalho do maranhense chamou a atenção do renomado estilista Alexandre Herchcovitch
Trabalho do maranhense chamou a atenção do renomado estilista Alexandre Herchcovitch

Trizidela do Vale – O maranhense de Trizidela do Vale, Willame Leite de Sousa Filho, 21 anos, é um dos nove alunos do Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai-MA), em São Luís, que participarão na noite da próxima quinta, em São Paulo, do Brasil Fashion 2015, evento paralelo ao WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo.

Willame utiliza a mão de obra artesã aliada à alta costura, criando peças à base de algo totalmente inusitado, mas que tem referência cultural com o Maranhão: o crochê e o chifre de boi. Além disso, o jovem estilista usa técnicas, texturas e trabalhos manuais que chamou a atenção do seu coach, o renomado estilista Alexandre Herchcovitch.

No desfile, os alunos selecionados apresentarão três looks - conceito, prêt-à-porter e streetwear - produzidos por eles durante a competição e que serão exibidos na capital paulista por topmodels internacionais e new faces, para empresários e formadores de opinião do mercado da moda nacional e mundial, nos Estúdios Quanta.

Trabalho do maranhense Willame Leite de Sousa Filho, aluno do Senai-MA
Trabalho do maranhense Willame Leite de Sousa Filho, aluno do Senai-MA

“Eu procuro transformar o que é comum em algo que as pessoas não imaginam que possa ser usado como roupa. Para o desfile, tivemos que seguir a temática Influência do Mundo no Brasil, por isso, fui buscar inspiração na França, já que o Maranhão é o único estado fundado pelos franceses, e vem deles a alta costura na moda”, revelou o jovem estilista que tem como nome artístico Willame Knowles.

Ele contou que a ideia de utilizar chifre de boi nas roupas surgiu durante um passeio pelo Centro Histórico de São Luís, mais especificamente em lojas de artesanato, onde encontrou diversos produtos como anel, joias, colheres e canecas feitas de chifre de boi.

O Brasil Fashion é um projeto desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai/Cetiqt), escola de moda do Departamento Nacional do Senai e principal formador de profissionais para o segmento.

O estudante Willame Leite de Sousa Filho foi o vencedor de concurso realizado pelo SLZ Fashion Pop Up no ano passado, em que ganhou uma viagem para Milão, na Itália. O objetivo do concurso era revelar um novo nome da moda local, incentivando o desenvolvimento do talento dos participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.