Verão2015

Movimento nas praias de Imperatriz gera renda a trabalhadores diversos

Com a temporada de veraneio prolongada – se estenderá até o fim deste mês -, banhistas lotam as praias do Cacau e do Meio, especialmente nos fins de semana, com isso, o comércio e alguns serviços são impulsionados em Imperatriz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Banhistas optam pela Praia do Cacau no Rio Tocantins, em Imperatriz, na temporada de veraneio, que se estenderá até o fim do mês de agosto, segundo previsão da Defesa Civil
Banhistas optam pela Praia do Cacau no Rio Tocantins, em Imperatriz, na temporada de veraneio, que se estenderá até o fim do mês de agosto, segundo previsão da Defesa Civil (Banhistas)

Imperatriz - A temporada de praias, que se formam no Rio Tocantins, em Imperatriz, não tem sido proveitosa só para os visitantes. Dezenas de trabalhadores formais e autônomos de diversos setores festejam o aquecimento das vendas e a ampliação dos lucros com o período.

Nos últimos 15 dias mais de 30 mil banhistas já passaram pelas praias do Cacau e do Meio, gerando novos postos de trabalho e renda aos barraqueiros, ambulantes, taxistas e mototaxistas que desde então utilizam os dois balneários como local de trabalho.

Leidiane Alves diz que sempre trabalhou como diarista, e de julho para cá conseguiu triplicar a renda com o trabalho extra de garçonete na praia.

“Como tenho sábados, domingos e feriados livres, consegui esse emprego extra. Estou feliz, pois nunca imaginei que seria tão lucrativo porque até a noite o movimento aqui na Praia do Cacau está muito bom!”, comemora a diarista.

O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, coordenador do Projeto Verão 2015, atribui o sucesso do período ao trabalho articulado entre os setores da administração municipal. “Além das secretarias municipais, temos o apoio dos órgãos de segurança, como a Policia Militar e os Bombeiros”, comenta.

Para o prefeito Madeira, os impactos socioeconômicos dos setores de turismo e lazer são sempre positivos, pois representam para o município uma nova fonte de renda e de emprego e geram novas expectativas na comunidade.

Além das atrações musicais que se apresentam aos domingos, a gestão municipal também realiza a primeira edição do projeto Jogos de Verão e a segunda do Cacau Pop Rock Festival.

Investimentos - O movimento de banhistas tem sido intenso, especialmente nos fins de semana, na Praia do Cacau. Para o superintendente, a demanda é o resultado de investimentos em infraestrutura, logística e segurança aos turistas.

Este ano, a melhoria da infraestrutura começa pela nova estrada de acesso: a Avenida Ribamar Fiquene, que recebeu meios-fios, sarjetas, pavimentação asfáltica e sinalização (vertical e horizontal).

“Temos o trabalho desenvolvido pela pasta do Meio Ambiente, que distribui sacolas plásticas aos barraqueiros para os clientes acondicionarem os resíduos sólidos, ajudando a preservar o Tocantins”, destaca o superintendente.

O Município também delimitou a área disponível para banho, instalando placas que alertam os banhistas para os locais impróprios para banho. E na via de acesso à Praia do Cacau a orientação está sendo pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).

Praia do Cacau

Energia elétrica

Banheiros químicos

Palco

Sonorização

Atrações artísticas

Limpeza permanente

“Os policiais militares utilizam viaturas modelo quadriciclo e lanchas no patrulhamento das praias do Cacau e do Meio, no Rio Tocantins”

Francisco das Chagas Silva

Superintendente da Defesa Civil de Imperatriz

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.