WASHINGTON- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai divulgar hoje a versão final de um plano para cortar as emissões de gases do efeito estufa por termelétricas a carvão, com o objetivo de estabelecer seu legado contra a mudança climática, disse um alto funcionário do governo.
A revisão do Plano de Energia Limpa vai procurar reduzir as emissões de carbono do setor de energia elétrica em 32% ante os níveis de 2005 em 2030, uma elevação de 9 por cento ante a proposta anterior.
A regulação dará início a uma transformação abrangente do setor elétrico norte-americano, encorajando uma agressiva mudança rumo a mais energias renováveis e afastando a geração via carvão.
Grupos industriais e alguns legisladores de estados que contam com energia baseada no carvão disseram que vão desafiar o plano nos tribunais e por meio de manobras no Congresso, acusando a administração de um ataque à regulamentação que elevará os preços da energia.
"Minha administração vai lançar a versão final do Plano de Energia Limpa da América, o maior, mais importante passo que jamais demos para combater a mudança climática", disse Obama em um vídeo postado pela Casa Branca à meia-noite de ontem.
Obama disse que até agora não houve limites federais para a poluição gerada por usinas a carvão, a maior fonte de emissões de gases do efeito estufa nos Estados Unidos.
Saiba Mais
- Estados Unidos voltam oficialmente ao Acordo de Paris sobre o clima
- Mudanças climáticas são um problema tão sério quanto a Covid-19, diz pesquisa
- Comissão sobre Mudanças Climáticas apresenta relatório de atividades na terça
- Mudanças climáticas são discutidas em fórum em São Luís
- Em Baviera, G7 assume compromisso sobre mudanças climáticas globais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.