ESCOLA

Teoria e prática da produção de cinema abordadas em curso

Aulas começarão no dia 3 de agosto, das 9h às 13h, no Cine Lume (Renascença II); Davi Coelho ministrará o primeiro módulo sobre Linguagem Cinematográfica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Davi Coelho vai ministrar o primeiro módulo do curso
Davi Coelho vai ministrar o primeiro módulo do curso (Davi Coelho)

Os interessados pela Sétima Arte têm poucos dias para decidir imergir na teoria e prática dos estudos sobre o cinema. É que ainda estão abertas as inscrições para a Escola Lume de Cinema, que iniciará as atividades no dia 3 de agosto por meio do curso Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo professor Davi Coelho.

Os interessados pela Sétima Arte têm poucos dias para decidir imergir na teoria e prática dos estudos sobre o cinema. É que ainda estão abertas as inscrições para a Escola Lume de Cinema, que iniciará as atividades no dia 3 de agosto por meio do curso Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo professor Davi Coelho.

A escola é uma iniciativa do cineasta maranhense Frederico Machado através da Lume Produções. O novo empreendimento será um marco no campo audiovisual local, que ainda carece de escolas e cursos de cinema para a população.

A Escola Lume de Cinema funcionará nas dependências do Cine Lume (Ed. Office Tower, Renascença II), no horário das 8h às 13h. Serão oferecidos cursos livres de cinema priorizando tanto a parte teórica quanto a prática em 16 módulos: Pré-Cinema, História do Cinema Mundial, História do Cinema Brasileiro, Linguagem Cinematográfica, Direção para Cinema, Assistente de Direção, Fotografia para o Cinema, Montagem para o Cinema, Roteiro para Cinema, Produção para Cinema, Cinema e Arte, Atuação para Cinema, Som direto para Cinema, História e Crítica, Análise Fílmica e Crítica e outros.

Entre os profissionais confirmados para ministrar as aulas estão os cineastas Aly Muritiba, Petrus Cariry, Marcos Pimentel, Camilo Cavalcante, Cristiano Burlan e Cavi Borges e os pesquisadores Sérgio Alpendre, Marcelo Ikeda, André Gatti, Raimo Benedetti, Rodrigo Carneiro, Eugênia Castello, Raimo Benedetti e Davi Coelho.

Expectativas - Mesmo com as aulas prestes a iniciarem, a Escola Lume de Cinema segue com as inscrições a todo vapor. Cada um dos módulos tem um valor específico e o aluno pode se matricular para o Curso Anual (o valor total pode ser parcelado em cartão ou boleto). Já para matrícula em módulos isolados, o valor único é pago à vista.

Segundo Davi Coelho, diretor artístico do Cine Lume e professor da disciplina Linguagem Cinematográfica na Escola Lume de Cinema, o projeto fomentará a cadeia audiovisual local. “As nossas expectativas são as melhores. Não apenas por ser um projeto importante para a Lume Filmes, algo com que o Frederico Machado (diretor) já vinha planejando há muitos anos, mas também por acreditarmos nos resultados da Escola. A formação de um público mais atento ao Cinema - e, principalmente, de realizadores. Profissionais fazendo novos filmes no Maranhão”, disse.

A disciplina Linguagem Cinematográfica já foi ministrada por Davi Coelho em outras cinco oportunidades. Agora, a ementa foi reformulada já que haverá mais tempo para desenvolvê-la com os alunos. O curso abordará noções de Direção, Roteiro, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Narrativa, Montagem e até Distribuição utilizando como método para fixação do aprendizado trechos de filmes, curtas e imagens.

“Talvez a reivindicação mais recorrente dos alunos do curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica foi em relação à duração das aulas. Queriam mais tempo para explorar os exemplos, mais tempo para discutir os temas, que são muitos. Então, dessa vez, teremos bastante tempo para discutir mais a fundo o conteúdo, que foi totalmente reformulado. Vamos aprofundar ainda mais a discussão e, por isso, o curso perdeu o título de “Introdução”, agora passando a se chamar Linguagem Cinematográfica. O módulo existe porque é fundamental a futuros realizadores entende”, comentou.

SAIBA MAIS

Davi Coelho é graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), com pesquisa na área de Cinema no segmento das Chanchadas brasileiras dos anos 1950. Ajudou a conceber a disciplina de História e Cinema pela Uema, onde participou de festivais de curta-metragem. Ministrou oficinas e palestras pelo Sesc-MA com diversas temáticas, tais como ‘Nouvelle Vague’ em 2011 e ‘Análise de Filmes’ em 2012; além das filmografias de Vincent Price, Jacques Tati, John Ford e John Cassavetes. Desempenhou por quatro anos a atividade de Produtor Executivo do Núcleo de Cinema na Mostra Sesc Guajajara de Artes. Em 2012 cursou ‘Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas’ ministrado pelo crítico de Cinema Pablo Villaça. Em 2012, 2013 e 2014 ministrou diversas edições do curso/oficina “Introdução à Linguagem Cinematográfica” com carga horária de 20 e 30 horas pelo Sesc-MA e de 8 horas pelo Festival Vídeo de Bolso – UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.