Treinamento

Bombeiros simulam salvamento em edifício residencial de São Luís

Intenção é implantar rotina operacional e aprimorar o atendimento a ocorrências em edificações, minimizando o tempo de resposta à sociedade, assim como dar continuidade a atividades de qualificação profissional a guarnições de unidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

[e-s001]O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou ontem um simulado de resgate e socorro a vítimas de incêndio em um edifício residencial de São Luís. O objetivo do treinamento é implantar uma rotina operacional e aprimorar o atendimento das ocorrências em edificações, minimizando o tempo resposta à sociedade, bem como dar continuidade às atividades de qualificação profissional às guarnições das unidades da capital.

O simulado aconteceu no Edifício Bahrein, localizado na Rua Monção, s/nº, Renascença II. O prédio de apartamentos tem 17 andares e a simulação de incêndio ocorreu no 7º andar. Foram empregados no treinamento um Auto Bomba Tanque (ABT), a Auto Escada Mecânica Magirus, uma viatura e uma ambulância de resgate. Deram suporte ao simulado uma motocicleta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para o treinamento, foi simulada uma situação real. O trecho da Rua Monção, em frente ao Edifício Bahrein, foi interditado e o acesso ao prédio controlado. "O nosso objetivo é treinar o combate a incêndio e o resgate de pessoas em estruturas elevadas", explicou o tenente-coronel Paulo Andrade, comandante Operacional Metropolitano. O treinamento ficou sob a coordenação do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), responsável pelo atendimento a ocorrências na área.

Nossa ação de hoje é de qualificação das nossas equipes de resgate e de educação da população para que saiba como agir em caso de incêndios"Tenente-coronel Paulo Andrade, CBMMA

Um caso - Em junho deste ano, um curto-circuito em um aparelho eletroeletrônico provocou um incêndio em apartamento do 9º andar do condomínio Farol da Ilha, na Ponta do Farol. No total, 19 pessoas tiveram de ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros após o início das chamas. E o Corpo de Bombeiros chegou a ser criticado porque a Auto Escada Mecânica Magirus não foi eficaz no combate ao fogo e resgate das vítimas, que não alcançou o apartamento em chamas.

[e-s001]O caminhão que possui acoplado uma autoescada do tipo Magirus sobe, desce e gira 360 graus ao comando de um controle remoto, e é um dos mais usados no combate a incêndios de grande porte. Multifuncional, o caminhão serve para três funções básicas: apagar o fogo a partir do chão; resgatar pessoas em lugares altos e lutar contra as chamas pelo ar com um esguicho aéreo de grande vazão que pode atingir o volume de até 3,6 mil litros de água por minuto, pois possui tubulação própria específica para combate a incêndios. A autoescada atinge uma inclinação de até 75º, a altura de 106 pés (aproximadamente 40 metros) e suporta até 226 kg distribuídos em toda a sua extensão.

Segundo o tenente-coronel Paulo Andrade, esse tipo de resgate requer um trabalho mais complexo, pois é preciso observar o posicionamento de viaturas e manejo das equipes de resgate. Durante o treinamento, foram simulados dois resgates, um por meio da escada Magirus e outro por meio do uso de rapel.

"Também estamos utilizando esse treinamento tático operacional para estabelecer os requisitos de padronização do plano de emergência contra incêndio, em fase de atualização pelo Corpo de Bombeiros", afirmou o comandante Operacional Metropolitano.

Os moradores do prédio receberam orientações sobre como proceder em caso de incêndios. "A primeira coisa a fazer é tentar manter a calma, pois o pânico pode dificultar o resgate. Outra dica é tentar sair do local usando as rotas de fuga como escadas e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente", disse o tenente-coronel Paulo Andrade.

NÚMERO
193
é o número
para chamada do Corpo de Bombeiros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.