Trânsito

Frota de veículos dobra, mas índice de acidentes cai 40% em Imperatriz

Resultado obtido nos últimos seis anos, segundo a administração municipal imperatrizense, é decorrente da melhoria da sinalização horizontal e vertical e, ainda, das campanhas de trânsito, que conscientizam condutores e pedestres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Trânsito no Setor Mercadinho mostra o aumento da frota de veículos na cidade de Imperatriz
Trânsito no Setor Mercadinho mostra o aumento da frota de veículos na cidade de Imperatriz (Trânsito)

Imperatriz – A frota de veículos dobrou nos últimos seis anos, mas o índice de acidentes caiu 40%. Segundo a administração municipal, a redução do número de acidentes é resultado das campanhas de educação para o trânsito e a sinalização adequada nas vias imperatrizenses.

“Temos trabalhado de forma permanente na educação para o trânsito, desenvolvendo blitz, distribuição de adesivos, panfletos e palestras nas indústrias, no comércio e escolas visando reduzir essa estatística de acidente de trânsito em Imperatriz”, garante o secretário de Trânsito, José Ribamar Alves.

O serviço de sinalização das vias urbanas - vertical e horizontal - foi intensificado pelos técnicos da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) de Imperatriz, município que tem a segunda maior frota de veículos do Maranhão. A medida visa promover mais segurança no trânsito, principalmente em cruzamentos de grande fluxo de veículos, contribuindo para reduzir os índices de acidentes.

“Essa iniciativa é resultado da engenharia de Trânsito que busca melhorar a sinalização dos locais existentes e implantar placas, faixas e novos conjuntos semafóricos em pontos considerados críticos nas vias de grande fluxo de automóveis nos bairros em Imperatriz”, informou o secretário.

José Ribamar Alves diz que aumento de frota de veículos com redução de acidentes é um feito histórico em Imperatriz e no Brasil. “Isso tudo é resultado das parcerias com o Ministério Público do Maranhão, as policiais Civil, Militar e Rodoviária, além do Serviço Social do Transporte [Sest] e o Serviço Nacional de
Aprendizagem do Transporte [Senat]” disse.

O gestor disse, também, que a imprensa ajudou no alerta aos motoristas para os riscos de acidentes de trânsito causados pela imprudência ou embriaguez alcoólica ao voltante. “Temos, ainda, uma equipe firme no combate às irregularidades no trânsito de Imperatriz. Os agentes de trânsito atuam não apenas no processo de fiscalização, mas também advertem os motoristas infratores sobre a legislação de trânsito”, explicou.

Embriaguez – Este mês, por exemplo, o Ministério Público do Maranhão (MP) participou de um mutirão de 21 audiências de processos por embriaguez ao volante. O mutirão foi realizado no salão do Tribunal do Júri de Imperatriz e contou com a participação da titular da 3ª Promotoria de Justiça Criminal, Raquel Chaves Duarte Sales, a juíza Ana Beatriz e o defensor público Igor Arruda.

Cada envolvido assinou um termo se comprometendo a frequentar seis sessões da Sociedade dos Alcoólicos Anônimos e participar de curso de reciclagem ou obter a licença para dirigir, para os que não tinham.

Os envolvidos se comprometeram, ainda, a pagar a multa, que, em média, custa um salário mínimo. O valor arrecadado será destinado para a Comunidade Terapêutica Casa do Senhor. Raquel Chaves sugere que a iniciativa que deve ser replicada em outras comarcas. “Além de agilizar os processos, o mutirão traz benefícios para todos os envolvidos”, disse.

A representante do MP acrescentou que a ação tem alcance social. “As pessoas não serão condenadas, pois os processos vão ficar suspensos, e o valor das multas será doado para uma entidade que cuida de pessoas com vários tipos de dependência”, completou Raquel Chaves.

Mais

A Secretaria de Trânsito e Transporte de Imperatriz concluiu a instalação do 56º conjunto semafórico na cidade. A instalação foi feita no cruzamento da Rua Dom Evaristo com a Avenida Industrial, no Grande Santa Rita, e vai beneficiar estudantes, comerciante e moradores que residem nas proximidades. O cruzamento sinalizado vai facilitar o tráfego de mais de 10 mil veículos que passam diariamente na localidade.

“Isso tudo é resultado das parcerias com o MP, as policiais Civil, Militar e Rodoviária, além do Sest/Senat"

José Ribamar Alves

Secretário de Trânsito e Transportes de Imperatriz

Estão abertas as inscrições para curso

Imperatriz - Os taxistas de Imperatriz que ainda não se inscreveram no Curso de Taxista Empreendedor têm até dia 30 deste mês para comparecer à Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) ou ao Sindicato dos Taxistas de Imperatriz e fazer a inscrição.

A formação que está sendo realizada pela Prefeitura em pareceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de
Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) visa melhorar os serviços de transporte alternativo da cidade.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, José Ribamar Alves, o curso será realizado de 18 a 20 de agosto. Para participar da formação, é necessário que os taxistas interessados apresentem o alvará na Setran ou no sindicato. Estão disponíveis cerca 500 vagas.

De acordo com o secretário, o curso terá carga horária de quatro horas e todos os trabalhos serão voltados para a valorização dos profissionais, sobretudo possibilitando novas alternativas para melhorar o atendimento para os usuários de táxi no município.

“Acredito que esse trabalho certamente proporcionará bons resultados para todos os usuários de transporte alternativo de Imperatriz. Além é claro de ajudar o próprio taxista a gerir melhor o seu empreendimento”.

A abordagem da formação será composta por palestras sobre empreendedorismo individual e formas de encantar o cliente entre outras atividades. Ele ressalta que todo material didático será disponibilizado pelo Sebrae e pontua a relevância da instituição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.