Capacidade

Vale anuncia substituição de 25 mi/t de minério

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

São Paulo - A Vale planeja substituir capacidade de produção de minério de ferro de alto custo entre 25 milhões e 30 milhões de toneladas ao ano, mantendo sua meta de produção para 2015, informou ontem a companhia em comunicado.


O informe ao mercado veio após o diretor executivo de Ferrosos da mineradora, Peter Poppinga, ter afirmado em um evento em São Paulo que a companhia já iniciou o processo de substituição da produção de 25 milhões de toneladas.


Os volumes que vão deixar de produzir são de minas do sistema Sul e "um pouco" a partir do sistema Sudeste, de Minas Gerais, bem como de terceiros. O volume de substituição da produção é superior à previsão para 2015, apresentada ao mercado em abril, de 22 milhões de toneladas.


Questionado por jornalistas se a companhia atingiria meta de produção de 340 milhões de toneladas para este ano, Poppinga afirmou que "vamos tentar chegar a 340 milhões". As ações da empresa reagiram positivamente após os comentários do executivo, com forte avanço no fechamento do pregão na Bovespa.


Em relatório, os analistas Alexander Hacking e Thiago Ojea, do Citi, afirmaram que "a Vale pode cumprir suas metas de produção para 2015 com uma mistura de minas de menor custo, ou seja, há um potencial de valorização de resultados".


Os analistas do Citi destacaram ainda que a notícia indicou que a Vale não está disposta a vender minério de ferro produzido com alto custo. Em abril, Poppinga já tinha explicado que a interrupção da produção de algumas minas não deveria afetar a produção para o ano, já que haveria a entrega de nova capacidade de 32 milhões de toneladas a serem somadas à capacidade de 330 milhões de toneladas de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.