Conscientização

Bombeiros alertam comerciantes sobre ações de prevenção a incêndio

Uma das principais causas de fogo em lojas é curto-circuito na rede elétrica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Após incêndio em loja no João Paulo, o Corpo de Bombeiros alerta para a prevenção de incidentes. No domingo, dia 14, um incêndio atingiu uma loja de confecções localizada na Rua Projetada, na feira do João Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros um curto-circuito no sistema elétrico de um ventilador que estava ligado pode ter provocado o incêndio. Verificação da rede elétrica é uma das formas de prevenção.

Ontem, Josete Silva, proprietária da loja, ainda avaliava os prejuízos causados pelas chamas. Na porta do estabelecimento, marcas do incidente do domingo: a placa da fachada da loja parcialmente destruída, as grades e o portão de ferro retorcido, as paredes com marcadas das chamas e de fumaça e muita roupa queimada espalhada pelo chão. “Ainda não sei estimar o prejuízo. Só sei que foi alto”, afirmou a comerciante.

O incêndio teria sido causado pelo curto-circuito no sistema elétrico de um ventilador que teria sido deixado ligado dentro da loja. Como o estabelecimento estava fechado, ninguém pôde impedir que as chamas se propagassem. As causas do incêndio, assim como a situação da estrutura do estabelecimento, serão determinadas após a perícia. No entanto, a maioria dos incidentes do tipo costuma ocorrer da mesma forma que o da loja de Josete Silva: durante o fim de semana e por falha humana.

Mas a falta de manutenção na rede elétrica também contribui para incêndios. Segundo o Corpo de Bombeiros, os comerciantes precisam ficar atentos e avaliar constantemente a rede elétrica, fazer a troca da fiação, pois quanto mais antigas forem as instalações, maiores as chances de curtos-circuitos. Bombeiros recomendam ainda que o comerciante contrate um eletricista para fazer esse trabalho para que tenha garantias de que as instalações serão feitas de acordo com os padrões de segurança. Além disso, é importante ter sistemas preventivos de incêndio, como extintores.

No dia 4 deste mês, outro incêndio foi registrado em um estabelecimento comercial de São Luís. Um depósito de óleo lubrificante localizado no bairro São Cristóvão pegou fogo. O caso aconteceu às 3h, na travessa Riachuelo, um ponto comercial do bairro. A suspeita é que uma pane elétrica tenha causado o incêndio. Por isso, os Bombeiros alertam que apesar da existência do extintor nas lojas, é necessário fazer manutenção da rede elétrica interna para evitar o princípio do incêndio.

Para evitar acidentes, vale a pena seguir as dicas de segurança dos Bombeiros para as instalações elétricas:

- Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre um superaquecimento dos fios, o que pode provocar um incêndio;

- Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, provocam curto-circuitos e faíscas, que podem ocasionar um incêndio. De tempos em tempos, faça uma revisão nos fios dos aparelhos elétricos e na instalação elétrica de sua casa;

- Se algum aparelho elétrico ou tomada apresentar defeitos, não pense duas vezes antes mandar consertá-los;

- Não faça ligações provisórias ou "gambiarras";

- A fiação deve estar sempre embutida em conduítes;

- Os quadros de distribuição devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os pelo tipo apropriado;

- Caso note aquecimento dos fios e queima frequente de fusíveis, chame um técnico qualificado para fazer uma revisão;

- Toda instalação elétrica tem de estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.