Judiciário

Parte baixa do Fórum da Comarca de Dom Pedro volta a funcionar

Prédio da unidade judicial estava insalubre e poderia causar doenças respiratórias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Dom Pedro - O Fórum José Ribamar Fiquene, da Comarca de Dom Pedro, voltou a atender normalmente o público, mas a parte superior do prédio continua interditada. As atividades estavam suspensas desde o dia 7 de maio porque o prédio necessitava de alguns reparos, haja vista as péssimas condições sanitárias e de insalubridade.

“A quantidade de pombos que cercava e se reproduzia nas instalações do prédio era enorme, ocasionando na iminência de doenças, como criptococose, histoplasmose e meningite”, disse trecho da Portaria do juiz Carlos Eduardo Coelho de Sousa, titular da unidade judicial.

O magistrado também disse que a forma mais comum de contrair as patologias ocorre pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas, onde estão fungos, bactérias e ácaros e que há grande quantidade deste material depositado, sobretudo, no telhado e todo o chão da parte externa do prédio do fórum.

Ao suspender as atividades o juiz considerou o atual período chuvoso, as goteiras, rachaduras e infiltrações existentes no teto do prédio que ocasionaram a formação de um composto líquido contendo fezes e restos mortais destas aves que escorria do teto e paredes e que cobria todo o piso, produzindo odor insuportável, além de sério risco à saúde.

Parte das instalações elétricas do prédio também estava funcionando em condições precárias, através de extensões ligadas aos computadores e impressoras e demais equipamentos elétricos.

O magistrado destaca que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão encaminhou uma equipe de engenheiros e arquitetos para avaliação do local, concluindo pela imediata reforma e adequação das instalações, de maneira a possibilitar o funcionamento dos serviços judiciais de forma salubre e minimamente segura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.