Segurança

Polícia Militar planeja policiamento para período de festas juninas

Corporação atuará de forma intensiva nos locais onde haverá programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Comandantes do Policiamento Metropolitano e de companhias que atuam na Grande São Luís começaram a planejar as operações de segurança para o período de festas juninas, quando serão montados arraiais em vários pontos da Ilha. Para dar início a esse trabalho, os comandantes se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão (Secma) ontem e se reunirão com outros órgãos de fiscalização.

Entre os participantes da reunião, estavam os comandantes do policiamento de áreas metropolitanas 1, 2 e 3 e da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). Os representantes receberam dos técnicos da Secma a lista de arraiais oficiais e listaram as principais ocorrências que devem ser combatidas nesses espaços.

No total, serão 26 pontos oficiais do Governo do Estado. Alguns deles são o Parque da Vila Palmeira, a Praça Nauro Machado e os vivas de São Luís. A programação geral começa no dia 12 e se encerra no dia 29 deste mês. As atrações se apresentarão das 18h às 23h, 1h ou 2h, dependendo do local.

Segundo o coronel Antonio Vieira de Aquino, o efetivo policial ainda será distribuído entre os pontos de festa. A proposta é intensificar a fiscalização para atuar frente às ocorrências comuns para o período. "Os eventos de bumba meu boi são tranquilos dentro do espaço do arraial. Aí vêm os arredores. Como esses eventos agregam muitas pessoas, vem a situação de roubos nas vias de entorno, roubo de veículos e outros pequenos delitos como tráfico de drogas. Nos arraiais, há ainda uma particularidade que é o fato de que eles costumam colocar paredões de reggae, que não têm nada a ver com os festejos juninos e isso atrapalha o trabalho da polícia", disse.

De acordo com o major Roberto Filho, comandante da CPTur, a experiência em festas juninas mostra que são registradas poucas ocorrências nesse período, que atrai mais famílias. Mas, ainda assim, é preciso ficar atento às ocorrências comuns em pontos de festas. "As ocorrências corriqueiras são os furtos porque, quando se tem grandes aglomerações de pessoas, acontecem muitos furtos. Principalmente de celulares e carteiras. Então, já nos antecipamos a orientar as pessoas a estarem bastante atentas com relação a isso", recomendou.

SAIBA MAIS

Após a reunião com a Secma, os comandantes se reuniram com outros órgãos fiscalizadores como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Delegacia de Costumes e Diversões Públicas e outros.

Os eventos de bumba meu boi são tranquilos dentro do espaço do arraial. Aí vêm os arredores. Como esses eventos agregam muitas pessoas, vem a situação de roubos nas vias de entorno, roubo de veículos e outros pequenos delitos”Antonio Vieira de Aquino, coronel da Polícia Militar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.