Excluídos

Manifestações folclóricas tradicionais ficam fora do São João

Boi da Maioba, Boi de Leonardo, Cacuriá de Dona Teté e cantores como César Nascimento e Carlinhos Veloz estão de fora da programação oficial
03/06/2015 às 14h01
Boi da Maioba está fora da programação da Func (maioba)

O Boi da Maioba (sotaque de matraca) e o Boi de Leonardo (zabumba), bem como o grupo Cacuriá de Dona Teté são algumas manifestações folclóricas de reconhecida tradição na cidade que estão fora da programação oficial do São João 2015, montada pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Já o Governo do Estado, que até a manhã de hoje havia divulgado apenas o resultado da Chamada Publica nº 002/2015, referente a contratação de shows artísticos que comporão a programação dos arraiais, selecionou 30 artistas. Da lista ficaram de fora nomes como Nosly, Tutuca, Tião Carvalho, César Nascimento, Gerude, Carlinhos Veloz, entre outros.

O presidente do boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, diz que não sabe porque o grupo ficou fora do São João montado pela Func. “Não sei o motivo de termos pontuado tão pouco no edital da Prefeitura, mas respeitamos a decisão”, diz José Inaldo.

A presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, que também está de fora da programação, divulgou nota sobre o assunto. "Decidi, como comandante do Boi, não participar do edital por um único motivo: é inconcebível receber o pagamento das apresentações quase seis meses depois do período junino. O Boi de Axixá tem profundo respeito por seus brincantes, contratantes e admiradores, que acompanham em sua essência a árdua missão que é colocar uma brincadeira junina nos arraiais para uma temporada que requer compromisso e responsabilidades que não esperam cinco ou seis meses para serem resolvidas", publicou.

A programação junina da Prefeitura ocorrerá a partir do dia 12 e se estenderá até o dia 29. Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão, os grupos culturais selecionados para participar da programação foram classificados a partir de edital em processo de democratização e descentralização de seleção de grupos e manifestações culturais.

Os selecionados se apresentarão no Arraial da Praça Maria Aragão e nos arraiais apoiados pela Prefeitura. Participarão da programação 80 grupos de bumba meu boi, 30 grupos de tambor de crioula, 50 grupos de danças populares, dez grupos de danças alternativas, 17 shows musicais, 10 grupos de forró pé de serra, cinco expressões cênicas e cinco manifestações da cultura popular mirim.

Leia matéria completa na edição impressa desta quinta-feira (4) de O Estado do Maranhão.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte