Luto

Mestre Apolônio falece em hospital de São Luís

Morte foi confirmada na noite de ontem; ele estava internado no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(Mestre Apolônio )

Um dos mais importantes nomes da cultura maranhense, o Mestre Apolônio, de 96 anos, faleceu na noite desta terça-feira (2) no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. O fundador do Boi da Floresta deu entrada na unidade de saúde às 23h11 da quinta-feira (20) e ficou internado na UTI com quadro de Choque Séptico de foco urinário. .

O Mestre Apolônio estava com a saúde debilitada desde abril, quando sofreu um acidente em casa e quebrou uma das pernas. No dia 13, ele foi levado para a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e permaneceu internado em decorrência de problemas causados por uma infecção urinária. No dia 15, ele recebeu alta, mas um dia depois não se sentiu bem e retornou para a unidade.

Ao chegar no local, os médicos acharam melhor encaminhar Mestre Apolônio para o Socorrão II, onde receberia tratamento mais adequado. Contudo, no hospital não havia leito disponível para acomodá-lo. Por conta disso, ele foi levado para uma Unidade de Cuidados Intermediários e apenas no fim da tarde de terça-feira (19), ele foi transferido para uma UTI do Socorrão II, depois ele foi transferido para o Carlos Macieira.

História

Apolônio Melônio nasceu em 23 de julho de 1918 no Município de São João Batista. Aos 12 Anos, começou a trabalhar na roça e na produção de farinha de mandioca. Começou a brincar Bumba Meu Boi na sua cidade e a a partir de 1939 mudou-se para São Luís.

Aqui trabalhou na Prefeitura como ajudante de pedreiro e capataz, função em que se aposentou em 1972. Criou o grupo do Bumba Boi Turma de São João Batista, junto com o seu irmão Antonio, no bairro da Floresta, no Sotaque da Baixada ou Sotaque de Pindaré.

Na década de 80 criou o Tambor de Crioula, Prazer de São Benedito para alegrar as temporadas juninas. Os dois grupos já se apresentaram em vários outros estados Brasileiros e no festival Mundial de Teatro de Marionetes, na França. Nos dias atuais, sempre que possível, o Mestre Apolônio acompanha as apresentações de Bumba Boi da Floresta, no Sotaque da Baixada ou Sotaque de Pindaré.

Enterro

O corpo está sendo velado na residência da família, no bairro Liberdade, em São Luís. O sepultamento está marcado para esta quarta-feira (3), no cemitério do Gavião, às 14h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.