Biometria

Eleitores de Esperantinópolis e Porção de Pedras também passarão por recadastramento biométrico

TRE decidiu incluir os dois municípios na lista das cidades que receberão equipes da Justiça Eleitoral para incluir eleitores no sistema de votação por meio da identificação biométrica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior, autorizou na tarde da terça-feira, 2, que os eleitores das cidades de Esperantinópolis e Poção de Pedras sejam recadastrados no sistema biométrico a partir do segundo semestre de 2015.

A autorização se deu após o deputado estadual César Pires e o ex-prefeito Gildásio Ângelo (Poção de Pedras) se reunirem com o juiz auxiliar Sebastião Bonfim e com o secretário Wagner Sales para formalizarem o pedido e garantir que a classe política dos dois municípios irá apoiar a ação da Justiça Eleitoral.

Atualmente, 55 cidades maranhenses estão passando pelo processo de recadastramento biométrico de forma ordinária e 14 (Imperatriz, Açailândia, Balsas, Riachão, Viana, Timon, Caxias, Coroatá, Codó, Cajari, Santa Inês, Paulo Ramos, Marajá do Sena e Bela Vista do Maranhão) já estavam com cronograma fechado para iniciar a revisão obrigatória a partir do mês de julho. Com a inclusão de Esperantinópolis e Poção de Pedras, este número sobe para 16.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou que ao TRE cadastre 1,6 milhão de eleitores no sistema biométrico até maio de 2016 quando o cadastro fecha. Nas eleições 2014, eram 913.376 aptos a votar através do reconhecimento das digitais pela urna eletrônica em 15 cidades maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.