JOÃO MARCUS

São João pé de serra

Único DJ especializado em forró pé de serra no Maranhão, radialista João Marcus, da Rádio Mirante FM, prepara-se para esquentar os arraiais com seu repertório com mais de 30 horas de música

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
O radialista João Marcus tem paixão pelo forró pé de serra
O radialista João Marcus tem paixão pelo forró pé de serra (João Marcus)

“São João sem forró é como Maranhão sem bumba meu boi”. A frase é do radialista João Marcus, da Rádio Mirante FM, um declarado apaixonado por sanfona, zabumba e triângulo. Mas não sem razão. Marcus é o único DJ de forró pé de serra do estado. São 15 anos tocando para os pares dançarem agarradinhos nas noites juninas. O envolvimento com o ritmo nordestino começou no primeiro Arraial do Maranhão organizado pelo Grupo Mirante, no São Luís Shopping.

O “DJ Pé de Serra”, a convite de Evandro Costa, coordenador artístico da rádio, estreou em grande estilo. Era uma terça-feira de lua cheia e a barraca do forró estava lotada. Após meses de pesquisa na internet, o resultado inicial foi um repertório com mais de 30 horas de música, de Luiz Gonzaga a Falamansa. “Toco a essência do forró, que precisa do triângulo, da zabumba e da sanfona e privilegio propostas que mantêm a tradição. Não sou contra a inovação, desde que não se perca a essência. O forró, aliás, é também o xote, o baião, o xaxado. Alguns grupos, como Falamansa, por exemplo, inovaram, mas mantiveram a identidade”, diz.

Jackson do Pandeiro, Elba Ramalho, Fagner, Flávio José, Trio Forrozão, Mestre Ambrósio, Zé Ramalho, Farofa Carioca e Estaca Zero são nomes que figuram na lista do DJ, incluindo ainda trilhas originais, regravações, mixagens, versões, novas músicas e também canções de artistas locais como Betto Pereira, Mano Borges, Zé Lopes e Papete. “A mais regravada é “Petrolina Juazeiro”, de Jorge de Altinho. Adoro tocar versões antigas de Luiz Gonzaga, Anastácia e Jackson do Pandeiro”, revela.

Convites - João Marcus está ansioso para a chegada do São João e já recebeu convites para festas. Amanhã, 29, a sua fogueira começa a esquentar. Ele tocará no evento de lançamento do CD de Dário Rubens, com a participação do Trio Nordestino, na Associação da Sucam (Turu), em festa organizada pelo também radialista Marcial Lima.

No sábado, 30, ele vai sacudir a poeira na Casa das Dunas (Avenida Litorânea) no show da cantora Lucy Alves. Com seu vozeirão, gosta de anunciar o que vai tocar e sempre tem algo a dizer, dado o seu conhecimento sobre o assunto. João Marcus é uma enciclopédia ambulante do ritmo.

E, além de tocar, o DJ pé de serra é também pé de valsa. Como tem noções de jazz e foi professor de dança, vez por outra acaba invadindo o salão. Como músico compositor, tem parcerias com Ronald Pinheiro, Gerude, Carlos Berg, Erasmo Dibell e Alê Muniz.

Como o São João se aproxima, ela passa horas em frente ao computador fazendo suas pesquisas e engrossando o repertório que levará aos terreiros. Para João Marcus, o forró é um dos ritmos que não podem faltar nas festas juninas.

“É muito legal você tocar para as pessoas dançaram e lotarem os salões. O forró une as pessoas, aproxima os homens das mulheres, é poético e gostoso de ouvir. É uma dança que revela a alma dos nordestinos e eu cresci ouvindo a nossa música, que é também a nossa identidade”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.