Protesto

Artistas farão ato pedindo reabertura do Circo da Cidade

Em setembro de 2012 o espaço foi desmontado para dar início à obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), mas obra não se concretizou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Circo da Cidade recebia apresentação de artistas maranhenses, nacionais e internacionais (Foto: Biné Morais / O Estado / Arquivo)
Circo da Cidade recebia apresentação de artistas maranhenses, nacionais e internacionais (Foto: Biné Morais / O Estado / Arquivo) (circo da cidade)

Um ato público está marcado para acontecer nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, partindo da Fundação Municipal de Cultura (Func) e indo em direção a sede da Prefeitura de São Luís, na Praça Dom Pedro II, com a finalidade exigir o retorno imediato do Circo Cultural “Nelson Brito” - Circo da Cidade. Em setembro de 2012, o Circo foi desmontado para dar início à obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), mas obra não se concretizou. Contudo, terminou por impedir a apresentação de artistas maranhenses, nacionais e internacionais naquele espaço.

Artistas maranhenses fizeram naquele mesmo ano um “Abraço Coletivo ao Circo da Cidade”, e outras manifestações se seguiram, mas não surtiu nenhum efeito. Em Carta Aberta de artistas e produtores de evento, a tanto a anterior quanto a atual gestão municipal foram criticadas. "Inércia continua na prefeitura de São Luís sobre esse tema. Estamos em outra gestão na cidade e nada de concreto está sendo proposto", diz trecho.

Leia a carta na íntegra:

O ATO PÚBLICO que ocorrerá nesta sexta-feira (29/maio/2015) tem por finalidade exigir o retorno imediato do Circo Cultural “Nelson Brito” - Circo da Cidade. Em setembro de 2012, o Circo foi desmontado a mando do então prefeito João Castelo, para dar início à obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), obra essa que nunca se concretizou e que somente teve sua praticidade para fins eleitoreiros. Contudo, a arbitrariedade da gestão terminou por impedir a apresentação de artistas maranhenses, nacionais e internacionais naquele espaço.

Artistas maranhenses fizeram naquele mesmo ano um “Abraço Coletivo ao Circo da Cidade”, e outras manifestações se seguiram. Mas, a inércia continua na prefeitura de São Luís sobre esse tema. Estamos em outra gestão na cidade e nada de concreto está sendo proposto.

Ao longo desses anos sem o Circo, a FUNC, através de seus gestores, por diversas vezes induziram a nossa sociedade a pensar que realmente ele iria retornar com suas atividades culturais. No entanto, essa foi uma dura ilusão acompanhada por todos nós.

O ATO PÚBLICO desta sexta-feira é contra o descaso, o oportunismo e a falta de comprometimento da atual administração pública municipal em relação à cultura desta cidade, não obstante os protestos e manifestações de indignação da classe artística ao longo dos últimos anos.

Não podemos ficar de braços cruzados e coniventes com tanto descaso administrativo na gestão pública municipal.

Pedimos o apoio de todos os cidadãos maranhenses, artistas ou não, individualmente ou em coletivos, para que, por meio das ferramentas de que dispuserem, nos ajudem a tornar pública esta situação. Às 16h estaremos fazendo a concentração do ato na FUNC (Fonte do Ribeirão) e após estaremos em caminhada até a Prefeitura de São Luís (D. Pedro II).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.