Abandono

Sem manutenção, Lagoa da Jansen é alvo de vandalismo e insegurança

Espaço está com estruturas deterioradas por causa da ação de vândalos e mato cobre calçamento; parque também é alvo de criminosos, que cometem assaltos contra praticantes de atividades físicas; banheiros não funcionam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O Parque Estadual da Lagoa da Jansen, um dos poucos espaços de São Luís disponíveis para a prática de atividades físicas, tem sido alvo de vândalos e criminosos. As quadras poliesportivas, lixeiras, torres de iluminação e outras estruturas foram quebradas, o que prejudica o passeio de visitantes. Com a iluminação precária em vários pontos, as pessoas que frequentam o espaço são vítimas de assaltos.

Em todo seu território, o parque da Lagoa da Jansen conta com restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para caminhada, parques infantis e o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de toda a região, além de outras estruturas. Inaugurado no final de 2001, o local se transformou em um grande centro de convivência. Mas, hoje, a situação é bem diferente.

Duas árvores caíram sobre a pista de corrida há cerca de dois meses e até hoje permanecem no mesmo local, atrapalhando a passagem de quem faz caminhada ou corrida. Placas de concreto quebradas no calçadão também são obstáculos para quem pratica atividade física no local.

As árvores que caíram estão localizadas próximo às quadras poliesportivas, que ficam de frente para a Praia da Ponta d'Areia. Esses espaços também estão em péssimas condições de conservação. As duas quadras estão com traves, grades e portões quebrados. Da cobertura das arquibancadas, restam apenas alguns pedaços de lona e alguns cabos de aço, pois muitos já foram roubados.

Várias lixeiras, novas e antigas, estão quebradas, assim como bancos. Os aparelhos de academia ao ar livre também estão precisando de manutenção. Com o salitre da região, alguns aparelhos estão com a base corroída e podem ceder a qualquer movimento executado pelos usuários, causando acidentes.

Os banheiros do parque também não estão funcionando. Vasos sanitários, pias e torneiras foram levados e os banheiros lacrados com placas de madeira, até serem reparados. A porta foi aberta por desconhecidos, e os banheiros estão tomados por entulho e muita sujeira deixada por usuários de drogas, que costumam invadir o local.

Segurança - De acordo com a segurança dos espaços, toda a rede de iluminação não está funcionando depois que o sistema sofreu um curto circuito. Apenas a iluminação da avenida ainda clareia o local. Por isso, ocorrem frequentemente assaltos nos calçadões que entrecortam essa região. "A gente faz caminhada com medo aqui. Tem viaturas rodando, mas elas passam lá na avenida. Os ladrões atacam é aqui, na parte mais de dentro, e um monte de uma vez. Está muito inseguro aqui", ressaltou a técnica em enfermagem Priscila Aragão.

A Lagoa da Jansen conta com um posto policial militar equipado com vídeomonitoramento, viaturas e motocicletas para o atendimento de ocorrências na região. Mas esse aparato não tem inibido a ação dos criminosos. Quando inaugurado, o posto contava com uma estrutura que possibilitava os policiais fazerem patrulhamento contínuo por toda a extensão da Lagoa Ana Jansen e da Ponta d'Areia, com o auxílio de 13 câmeras de vídeo monitoramento e estação de rádio, além do apoio de policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado para obter informações sobre o parque estadual, e em nota a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que vai eliminar, até o fim de 2016, todos os pontos de lançamento de esgoto no local. Até dezembro deste ano, serão eliminados 12 desses pontos. A Caema informou ainda que o governador Flávio Dino já assegurou recursos da ordem de R$ 1 milhão para essa primeira etapa da obra de despoluição. Todo o esgoto hoje lançado na lagoa será bombeado por meio de estações elevatórias para a Estação de Tratamento (ETE) Jaracati. A Caema assinalou ainda que já mantém quatro Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) na área da Lagoa que estão fazendo o bombeamento de parte do esgoto in natura para a Estação do Jaracati.

No caso específico de áreas esportivas infantis, de ginástica e musculação, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) informou que está sendo realizado um levantamento para recuperar os equipamentos danificados e aprimorar o processo de manutenção.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) afirmou que a Companhia de Turismo Independente (CPTur) vem realizando patrulhas sistemáticas em toda a área, com viaturas e motos, principalmente nos horários de maior fluxo de praticantes de atividades físicas.
Com relação à coleta de lixo, a administração estadual afirmou que o problema não é de sua responsabilidade.

SOBRE O PARQUE
O Parque Estadual da Lagoa
da Jansen, criado por meio da Lei 4.870 de 23 de junho de 1988, conta com uma área de 150 hectares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.