Estado Econômico

Psiu lança novo site e Centro de Distribuição em Imperatriz

Empresa maranhense Psiu Refrigerantes há 15 anos atua no mercado local

Érika Pinheiro Rosa e Ribamar Cunha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

A empresa maranhense Psiu Refrigerantes, há 15 anos atuando no mercado maranhense, lançou o seu novo site seguindo as novidades virtuais. O novo site da empresa traz um layout mais moderno e atrativo para o seu público. O presidente da Psiu, Francisco da Rocha (foto), explicou que agora estão disponíveis as informações sobre os pontos de vendas, sobre os produtos, eventos e promoções, acesso à ouvidoria da empresa e o novo link “Trabalhe Conosco”, destinado para a divulgação de vagas na fábrica.

Além disso, os visitantes podem compartilhar o conteúdo do site por meio de aplicativo de mensagens whatsapp e via Facebook como também acessar galerias de fotos e vídeos publicados pela Psiu. O cliente ainda pode solicitar o SAC, Central de Atendimento ao Consumidor, via formulário ou pelo Chat Digital disponível na página do site.

Para o público interno da fábrica, a ferramenta propicia intranet com recursos gerenciais que facilita a interatividade entre os colaboradores e os departamentos. O link de acesso ao novo site é: www.refrigerantespsiu.com.

E por falar em Psiu, desde o mês passado está em funcionamento o novo Centro de Distribuição em Imperatriz, na Região Tocantina. O novo CD tem área construída de 974 m² e foi instalado para atender às demandas dos municípios vizinhos, entre eles Açailândia, Porto Franco e Estreito.

Segundo Francisco da Rocha, a ideia de instalar um Centro de Distribuição em Imperatriz partiu da necessidade de expandir os negócios da Psiu para a região, uma vez que as cidades recebiam os produtos que vinham da capital, que demoravam em média sete dias para chegar à região.

Imperatriz passou a ser a distribuidora oficial para as cidades vizinhas dos produtos da Psiu. Para isso, a fábrica disponibilizou dois caminhões e uma equipe de 14 pessoas para abastecer o CD, o que refletiu na agilidade dos atendimentos aos clientes, que hoje recebem a mercadoria em um dia.

Francisco da Rocha, presidente da Psiu
Francisco da Rocha, presidente da Psiu
A Psiu comprou uma nova máquina de sopro para otimizar o processo produtivo. Ela automatizou o sistema de produção e contribuiu para a redução dos custos”Francisco da Rocha, presidente da Psiu

Qualidade em Serviços

O consultor, professor, empresário e diretor da Escola de Negócios Excellence (ENE), Ricardo Carreira, recebeu na semana passada na sede da instituição de ensino o cearense Marcelo Gonçalves Oliveira (foto), especialista em Análises Econômicas. O professor visitante conduz, na ENE, duas disciplinas para MBAs da instituição, sendo uma delas em Gestão da Qualidade em Serviços.

Ricardo Carreira e Marcelo Gonçalves Oliveira
Ricardo Carreira e Marcelo Gonçalves Oliveira

Comércio exterior I

Abril trouxe boas notícias para o comércio exterior maranhense. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no primeiro quadrimestre do ano, as exportações maranhenses cresceram 39,52%, enquanto as importações caíram 15,61%.

Isso quer dizer que o déficit da balança comercial do Maranhão (diferença entre exportações e importações) está US$ 621 milhões menor do que em igual período de 2014. Apesar da melhora do resultado, a balança maranhense continua negativa, como vem acontecendo nos últimos cinco anos.

Comércio exterior II

Por falar em comércio exterior, as empresas que exportam até US$ 3 milhões por ano poderão ser enquadradas no conceito de micro, pequena e média empresa. A medida foi aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) este mês.

Com isso, mais de 219 mil micro e pequenas empresas maranhenses podem se tornar exportadoras de produtos e serviços, o que favorece mais ainda o equilíbrio da balança comercial. O Sebrae no Maranhão, que orienta micro e pequenas empresas que desejam ganhar o mercado internacional, se prepara para ampliar o atendimento a esse tipo de demanda.

Dia de Respeito ao Contribuinte

A Delegacia da Receita Federal comemora o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, amanhã. Ações como orientações sobre malha fina, consulta de débitos e emissão de documentos de arrecadação serão realizadas. A ação acontece a partir das 10h, no Rio Anil Shopping.

Cota única IPTU

O prazo para pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de São Luís, que garante 15% de desconto do valor total, termina sexta-feira (29). Quem optar pelo parcelamento deverá pagar o IPTU em até oito parcelas conforme o valor do tributo. A primeira parcela vence também no dia 29 deste mês. As demais vencem no último dia útil dos meses subsequentes.

Para o contribuinte que fez o recadastramento até o dia 30 de janeiro de 2015 e obteve deferimento pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), está assegurado o desconto de 5% no IPTU do exercício de 2015.

Crescendo na crise

No dia 27 de maio, quarta-feira, será realizada no Hotel Luzeiros, a partir das 19h, uma palestra com o professor Leonardo Teixeira, da Fundação Dom Cabral (FDC). Ele falará sobre as possibilidades de se crescer em um ambiente de crise.

A ação é um movimento da FDC, que cria contingenciamentos para que as empresas sejam sustentáveis e consigam sobreviver em momentos de grandes transformações. O evento em São Luís terá a participação de empresas locais que já participam dos Programas Educacionais e de Transferência de Tecnologia da FDC e será uma oportunidade de discussão de temas atuais e suas implicações.

Mahogany

Maio termina com chave de ouro para a franquia da Mahogany no São Luís Shopping, que comemora seis anos de atuação naquele mall no próximo dia 29.

A loja, comandada pelo empresário Rafael Sombra, aproveitará a data para fazer uma recepção especial à clientela, com um coquetel comemorativo. A propósito, outro presente aos clientes será o abatimento de 10% sobre os produtos da franquia, entre os dias 25 e 28 deste mês.

Frase da semana:

Dados da CNT mostram que as rodovias maranhenses, tanto estaduais como federais, estão em estado ruim ou péssimo”José de Ribamar Barbosa Belo, vice-presidente da Fiema

VAREJO

-Será realizado no dia 27, às 8h, na sede da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), no Centro, o ciclo de debates sobre as “Perspectivas econômicas para o Brasil e para o Maranhão em 2015”. A entrada é gratuita e o público-alvo são empresários, sindicatos patronais, entidades de representação empresarial, órgãos e conselhos de classe.

-Hoje, o Banco da Amazônia lançará a campanha publicitária “Temos o crédito que você precisa”. A campanha é parte da estratégia para impulsionar as oportunidades de crédito em toda a região de atuação do banco. A campanha mostra que, no Basa, o cliente tem disponível o crédito de acordo com suas necessidades, desde o produtor rural até os grandes investimentos.

-O Yoggi, uma das redes pioneiras no mercado nacional de frozen yogurt, incluiu no cardápio de todas as lojas do Brasil seu novo sabor tapioca. O produto, que remete à tradição das comidas das festas juninas, deve agradar também o público fitness, pois foi desenvolvido sem glúten, sem gordura e tem apenas 99 calorias (110 gramas). Com o Frozen Yogurt Tapioca, a empresa tem a expectativa de alavancar as vendas em 20%.

-No último ano, os bancos reajustaram os valores das tarifas avulsas e dos pacotes de serviços bem acima da inflação. Isto significa que o consumidor está pagando muito mais caro para utilizar serviços como extratos, saques, transferências, folhas de cheques, consultas, etc. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o aumento chega a 136% entre serviços avulsos e 75,2% entre os pacotes analisados.

-A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado prossegue até o dia 31 deste mês. Além de vacinar, o criador deve comprovar a vacinação em um dos escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), apresentando a nota fiscal da compra da vacina. O prazo para comprovação termina no dia 15 de junho. O Maranhão tem o desafio de vacinar mais de 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.