Às vésperas do concurso que vai eleger a mais bela maranhense, as candidatas ao Miss Maranhão 2015 visitaram o Grupo Mirante na manhã de ontem. A visita faz parte da agenda de apresentação das candidatas à imprensa local e de divulgação do evento. Este ano, 27 concorrentes disputam o título de representante máxima da beleza do estado. A eleição acontecerá dia 20, quarta-feira, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, Centro.
Do Concurso Miss Maranhão 2015 sairá a representante do estado para o Miss Brasil Oficial. Além de beleza, as candidatas precisam mostrar simpatia, desenvoltura e conhecimento sobre a história e realidade local. Por isso, desde que começaram os preparativos elas estão cumprindo uma agenda que inclui treinamentos de passarela, coreografias, aulas de etiqueta, maquiagem, nutrição e história do Maranhão. “A menina precisa ter uma bagagem cultural muito grande também, pois as cinco finalistas precisam responder perguntas específicas sobre o seu estado para os jurados”, informou Vânia Lopes, uma das coordenadoras do concurso.
Eleita, a Miss Maranhão 2015 terá de cumprir uma agenda de compromissos ao lado das outras candidatas ao título nacional, participará de workshop, conhecerá importantes nomes do cenário político nacional, além de concorrer a diversos prêmios. Por isso, saber como se portar diante da imprensa local e nacional é também um aprendizado importante.
Ontem, elas visitaram a redação de O Estado, das rádios Mirante AM e FM, TV Mirante e portais G1 Maranhão e Imirante.com. “Todos os anos nós fazemos essa apresentação à imprensa. É uma forma de elas criarem intimidade com a rotina de entrevistas já que a vencedora será presença constante na mídia”, explicou Vânia Lopes.
Este ano, 27 candidatas participam do concurso. A maioria é de São Luís, mas cumprindo exigência do Miss Brasil Oficial cada uma delas representa um município diferente. Estão representados neste ano, os municípios São Luís, Bacabeira, Morros, Caxias, Dom Pedro, Santa Luzia, Viana, Barreirinhas, Fortuna, Presidente Dutra, Alcântara, Imperatriz, São José de Ribamar, São Domingos, Pinheiro, Itapecuru, Coelho Neto, Palmeirândia, Balsas, Santa Helena, Governador Nunes Freire, Nova Olinda do Maranhão, Humberto de Campos, Rosário, Colinas, Vargem Grande, Turilândia e Itinga do Maranhão.
Na quarta-feira, dia 20, noite em que será escolhida a representante maranhense no principal concurso de beleza do país, elas serão avaliadas por um time de jurados escolhidos entre membros da sociedade, personalidades ligadas à moda e imprensa local, cujos nomes só serão divulgados minutos antes do início da cerimônia. Durante a avaliação, as concorrentes se apresentarão em conjunto e individualmente, se revezando no palco com três trajes diferentes: vestido de gala, banho e um traje casual.
Entre os requisitos estão beleza, desenvoltura e carisma. Para levar a coroa, a bela deve ter de 18 a 25 anos, ser solteiras e não ter filhos, ser nascida no Maranhão ou morar no estado há pelo menos seis meses, além de nunca ter feito cirurgia plástica. As medidas também são importantes. A bela deve ter pelo menos 1,68m de altura.
MAIS
Desde 2008, o concurso Miss Maranhão tem sido promovido pelo Studio Márcio Prado. O Maranhão nunca ganhou o título de mulher mais bela do país. A melhor colocação do estado no concurso foi em 1997, quando Mical Pinheiro Pacheco alcançou a 3ª colocação geral. O estado ficou fora do grupo de semifinalistas do concurso nacional por dez anos, até que em 2008 Roberta Tavares ficou entre as semifinalistas e a Miss Brasil 2014, Larissa Pires, chegou ao top 10.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.