Vetos

Congresso vai retomar na terça-feira votação de vetos presidenciais

Entre as proposições que foram vetadas pela presidente Dilma Rousseff e voltarão a ser analisadas, há a relacionada à lei que restringe a fusão de partidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Deputados e senadores se reunirão para analisar os vetos da presidente Dilma Rousseff nesta semana
Deputados e senadores se reunirão para analisar os vetos da presidente Dilma Rousseff nesta semana (Golpe da festa da formatura faz mais vítimas em são luís)

Brasília - O Congresso Nacional realiza na terça-feira, 5, às 19 h, sessão para analisar vetos presidenciais a projetos de lei. A análise estava prevista para a última terça-feira, 28, mas foi adiada a pedido do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros. Um dos dispositivos vetados é relacionado à lei que restringe a fusão de partidos.
O trecho vetado da lei concedia prazo de 30 dias para os parlamentares mudarem para um partido criado por meio de fusão, sem a punição de perda do mandato. A justificativa da presidente Dilma Rousseff (PT) para o veto foi a de que isso daria aos partidos resultantes de fusão o mesmo caráter de partidos novos.
O tema divide opiniões na Câmara. O líder do DEM e autor do projeto que originou a Lei 13.107, deputado Mendonça Filho (PE), criticou o veto por impedir que parlamentares de outras legendas se transfiram para os partidos que surgirem de fusões.
O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também se manifestou contra o veto e disse que tentará derrubá-lo, por acreditar que prejudica o PMDB.
Já o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu a decisão de Dilma. “O veto moraliza, impede o troca-troca, sem abrir janela para nada. Isso fortalece o funcionamento dos partidos”, afirmou.

Limpeza urbana - Outro veto a ser debatido é o veto total ao Projeto de Lei 4846/12, que inclui as campanhas educativas sobre a correta destinação dos resíduos sólidos entre as ações que, para receberem recursos da União, dependeriam da elaboração de plano estadual ou municipal de resíduos sólidos.
O objetivo da proposta era ampliar o acesso de estados e municípios a recursos da União destinados a campanhas educativas relacionadas à gestão de resíduos. O Poder Executivo argumentou, no entanto, que a exigência de inclusão dessas campanhas nos planos de resíduos seria uma exigência desproporcional, “o que poderia levar a um efeito contrário daquele pretendido pela medida”.
Na mesma sessão, o Congresso também poderá analisar vetos ao novo Código de Processo Civil.

Mais

Além da análise dos vetos, haverá duas sessões solenes do Congresso na próxima semana. A primeira amanhã para homenagear o ex-presidente João Goulart, que governou o Brasil de 1961 a 1964, antes de ser deposto pelo golpe militar. A segunda ocorre às 9 horas de terça-feira, 5, para comemorar os 150 anos do nascimento do Marechal Cândido Rondon, que desbravou o interior do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.