Cursos

300 jovens da zona rural são capacitados pelo Projeto Amanhã

Cursos ocorreram em Amarante, Anajatuba, Araioses, Grajaú, Lago do Junco, Santa Luzia, Timon, entre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Participantes de curso de capacitação recebem orientação de professor em aula no interior do estado; iniciativa é coordenada pela 8ª Superintendência Regional da Codevasf/Divulgação/José Luiz Oliveira
Participantes de curso de capacitação recebem orientação de professor em aula no interior do estado; iniciativa é coordenada pela 8ª Superintendência Regional da Codevasf/Divulgação/José Luiz Oliveira (curso MDA)

Cerca de 300 alunos da zona rural maranhense estão recebendo capacitação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do Projeto Amanhã, que chega este ano ao Maranhão já oferecendo 10 cursos agrotécnicos. O objetivo é estimular o empreendedorismo rural e qualificar o jovem do campo para que ele seja capaz de promover o desenvolvimento local.

Os cursos, coordenados pela 8ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em São Luís, foram realizados em nove municípios: Amarante do Maranhão, Anajatuba, Araioses, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago do Junco, Santa Luzia, Sucupira do Norte e Timon.

Eles estão sendo ministrados nas unidades educacionais da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (Uaefama) e da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Nordeste e do Norte do Brasil (Arcafar), e abordam temas como operação e mecânica de tratores e implementos agrícolas, horticultura e fruticultura.

Para o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no Maranhão e coordenador do Projeto Amanhã no estado, William da Silva Sousa, a finalidade da capacitação é promover a transferência de tecnologias agrotécnicas a alunos dessas instituições, assim como elevar o conhecimento das atividades ligadas ao campo, especialmente nos cultivos de milho, melancia, macaxeira e acerola.

"Além de propiciar noções básicas e a aplicação prática de conceitos, os cursos visam melhor instrumentalizar os alunos dos Centros de Formação Familiar por Alternância, das Escolas Famílias Agrícolas e das Casas Familiares Rurais na aplicação de novas técnicas para suas futuras demandas profissionais", explicou. "Com as capacitações, a Codevasf estimula e promove a geração de mão de obra qualificada e especializada para prestar assistência técnica aos produtores, gerando o desenvolvimento local", complementou o coordenador.

Uso - O diretor da Casa Familiar Rural do Território do Vale do Itapecuru, sediada no município de Itapecuru-Mirim, Edy Oliveira, explica que o curso de mecanização ofertado pela Codevasf busca melhorar o conhecimento dos alunos na preparação do solo e na utilização adequada das máquinas e implementos agrícolas.
"O técnico em agropecuária precisa desses fundamentos, já que ele irá trabalhar diretamente no campo e em benefício de suas comunidades", ressalta.

André Wilson da Silva de Araújo, aluno da capacitação em operação e mecânica de tratores e implementos agrícolas na Casa Familiar Rural do Território do Vale do Itapecuru, destaca que o curso resultará em melhoria na produção de alimentos e no conhecimento de novas tecnologias a serem aplicadas em sua rotina no campo.

Saiba Mais
No total estão sendo investidos mais de R$ 120 mil na capacitação dos jovens e na estruturação das unidades educacionais, com 40 computadores destinados a equipar laboratórios de informática, e implantação de 62 kits de irrigação por gotejamento visando apoiar as atividades de ensino teórico e prático sobre agricultura irrigada nos Centros de Formação Familiar por Alternância (Ceffa), das Escolas Famílias Agrícolas (Efas) e das Casas Familiares Rurais (CFRs) contempladas no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.