Decoração

Como usar pastilhas para decorar a sua residência

Estas pequenas peças se adaptam a vários ambientes da casa, inserindo um toque de charme e sofisticação aos ambientes

Watuzi de Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
As pastilhas compõem um revestimento cheio de beleza e originalidade nos cômodos do imóvel
As pastilhas compõem um revestimento cheio de beleza e originalidade nos cômodos do imóvel (pastilha)

As pastilhas são sempre uma boa pedida quando o assunto é reforma de um imóvel. Diante da beleza do material ou por causa do efeito no acabamento final, esse tipo de adorno nunca saiu de moda e é bastante requisitado por arquitetos e designers de interiores. Atualmente, por conta da grande procura, o mercado tem desenvolvido os mais diversos tipos de pastilhas, como porcelana, vidro, cerâmica e até bambu. Os preços também variam muito, dependendo da cor, formato, design e textura das peças.

Segundo o proprietário de uma loja que comercializa o material em São Luís, José Antônio Ribeiro, é importante avaliar as características da pastilha escolhida, analisando o custo-benefício do item optado em relação ao ambiente que será assentado. "Antes de escolher o tipo de pastilha, deve-se conhecer as características do material e avaliar o custo-benefício em relação ao ambiente em que vão ser assentadas. Saber se a área é interna ou externa, por exemplo, é fundamental", disse.

Ainda de acordo com o empresário, a pastilha é um ótimo revestimento por causa da sua versatilidade, podendo ser aplicada em cozinhas, banheiros, piscinas, nichos, além de servir como o detalhe de uma parede.

Materiais - As pastilhas de vidro apresentam maior transparência e brilho se comparadas com as de porcelana. Os adornos feitos com esse material são geralmente mais caros e requerem uma atenção especial na hora de serem aplicados, pois são muito mais escorregadias. Conforme José Antônio Ribeiro, caso o rejunte tenha falhas, é possível que o mofo por trás das pastilhas de vidro se torne visível. Porém, "elas não se desgastam com o tempo e garantem um melhor acabamento", afirmou o empresário.

Já as pastilhas de porcelana podem ser usadas de piscinas a áreas internas por causa da maior durabilidade. No mercado, ainda há aquelas que são capazes de acompanhar curvas, permitindo inúmeras paginações. "Ela necessita de menos rejunte e, consequentemente, a manutenção é bem menor", complementou José Antônio Ribeiro.

Ainda segundo ele, no mercado, também existem alguns tipos de pastilhas que vêm coladas numa superfície de papel, o que facilita a sua instalação. No entanto, o segredo da boa montagem desse material fica na junção das placas, já que é importante que as divisas entre as peças não fiquem aparentes. José Antônio Ribeiro ainda ressaltou que, para que a aplicação fique perfeita, é necessário contar com a ajuda de um excelente profissional.

Dicas de como usar pastilhas na decoração:

- A pastilha é considerada como um dos revestimentos com maior oferta de cores. Por isso, é possível compor um ambiente com diferentes tons, desde que combinem entre si;

- O material também dá sensação de profundidade, o que o torna muito indicada para ambientes pequenos;

- O item é muito versátil na decoração de um ambiente. Você pode fazer uma faixa vertical ou horizontal com pastilhas ou até brincar com formas aleatórias. O resultado será uma decoração moderna e aconchegante;

- Para um acabamento perfeito do adorno, tenha cuidado com a aplicação do rejunte que precisa ser de uma cor que não destoe da cor da pastilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.