Decisão

Carnaval de Vargem Grande é suspenso após recomendação do MP-MA

A baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 no município foi um dos motivos para a decisão.

Imirante, com informações da TV Mirante

Vargem Grande cancela programação oficial de Carnaval.
Vargem Grande cancela programação oficial de Carnaval. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

VARGEM GRANDE – A Prefeitura de Vargem Grande decidiu suspender a programação oficial do Carnaval 2023 após recomendação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Uma das alegações da ação que propôs o cancelamento do evento é a baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 no município.

O MP-MA apura também se o cachê pago ao cantor Pablo para um show durante a confraternização de professores da rede municipal, no ano passado, saiu dos cofres públicos.

O Ministério Público do Maranhão também questiona a quantidade de dinheiro público que seria usada para pagamento de grandes artistas durante o Carnaval, diante das necessidades mais urgentes da cidade referentes à saúde e educação.

A ideia inicial da Prefeitura de Vargem Grande era realizar uma semana de Carnaval. Leia o que disse a assessoria de Comunicação da prefeitura sobre o caso:

"Com o intuito de esclarecer os motivos que levaram à não realização do carnaval de Vargem Grande neste ano de 2023, a Prefeitura Municipal presta os seguintes esclarecimentos:

1. Tal decisão se dá em atenção à recomendação REC-PJVAG - 82022, emitida pelo Ministério Público em 27 de dezembro de 2022, que cita principalmente aspectos relacionados à saúde pública, com vistas ao esforços de combate à COVID e o pedido de esclarecimentos quanto a um evento corporativo, feito inteiramente com recursos privados, pelo prefeito da cidade;

2. A Prefeitura de Vargem Grande não responde a nenhum processo jurídico ou administrativo quanto aos eventos já realizados no município;

3. A Prefeitura de Vargem Grande entende que o município precisa manter uma postura de respeito ante às recomendações do Ministério Público, ainda que saiba não haver nenhuma irregularidade a ser apurada, até mesmo porque não foi instaurado nenhum processo licitatório visando contratação de qualquer tipo de serviço relativo ao carnaval de 2023.

Ante o exposto, reforçamos o compromisso desse município pelo zelo com a coisa pública, a seriedade administrativa e a cooperação com os órgãos responsáveis pelo cumprimento das Leis em nosso estado, visando sempre o melhor para a nossa cidade e a nossa gente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.