URBANO SANTOS - A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro relacionado ao tráfico de drogas no interior do Estado, durante duas grandes operações realizadas nesta quinta-feira (30). As ações, cumprindo 16 mandados judiciais, ocorreram nos municípios de Urbano Santos, Chapadinha e Vargem Grande, resultando na prisão de cinco suspeitos até o momento.
No Baixo Parnaíba, em Urbano Santos e Chapadinha, 10 mandados foram cumpridos, incluindo prisões e apreensões. Em Urbano Santos, a prisão foi de um dos mandantes de um sequestro relâmpago ocorrido em janeiro deste ano, quando um casal foi feito refém e levado a um cativeiro.
Já em Chapadinha, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra a proprietária do imóvel usado como cativeiro. Durante as buscas, celulares e computadores foram apreendidos para a continuidade das investigações.
Segundo o delegado Plínio Napoleão, do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), as investigações resultaram na identificação dos sequestradores e do mandante do crime, permitindo a obtenção de mandados de prisão e busca.
"Com o trabalho investigativo, conseguimos identificar todos os envolvidos e a pessoa que cedeu o imóvel utilizado para o cativeiro. Essas prisões são um importante avanço na apuração do crime", afirmou o delegado.
Operação Hórus
Em Vargem Grande, foi deflagrada a Operação Hórus, com o cumprimento de seis mandados judiciais, entre prisões e apreensões, voltados a integrantes de grupos criminosos e envolvidos em tráfico de drogas e homicídios. Até o momento, três suspeitos foram presos, incluindo um apontado como responsável por três homicídios na região. Além das prisões, foram apreendidas drogas, uma arma de fogo e outros objetos relacionados aos crimes.
As ações, que contam com o apoio de diversas delegacias e da Polícia Militar, têm como objetivo desmantelar redes criminosas no Maranhão. O delegado Plínio Napoleão afirmou que as investigações vão continuar assim como o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. "Estamos trabalhando para aprofundar ainda mais a investigação e ampliar o combate a essas organizações criminosas", disse.
Os presos foram encaminhados ao Sistema Prisional e ficarão à disposição da Justiça.
Saiba Mais
- Arma de fogo, munições e drogas são apreendidas pela polícia em Timon
- Idosa de 61 anos é presa por suspeita de tráfico de drogas em Grajaú
- Operação prende 11 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas em Viana
- Tráfico de drogas: prisões são realizadas em Codó e Imperatriz neste fim de semana
- Avião que transportava drogas é abatido pela FAB
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.