Benefício irregular

Polícia Federal efetua prisões em Tutóia por fraudes na concessão de salário-maternidade

Operação Maternitas foi deflagrada nesta quarta (1º); prejuízo inicial é de R$ 908 mil.

Imirante, com informações da Polícia Federal

Atualizada em 01/03/2023 às 09h27
No total, 22 policiais federais cumpriram sete mandados judiciais.
No total, 22 policiais federais cumpriram sete mandados judiciais. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

TUTÓIA - A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º), uma operação com a finalidade de reprimir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram cumpridos dois de prisão temporária e cinco de busca e apreensão no município de Tutóia.

Segundo a PF, a operação Maternitas decorre de inquérito policial iniciado em outubro de 2022 e desenvolvido no âmbito da Força-Tarefa Previdenciária no Estado do Maranhão, que levou à identificação de um esquema criminoso relacionado ao pagamento do benefício de salário-maternidade a empregadas domésticas. Esses falsos vínculos empregatícios foram incluídos por meio do programa E-Social com remunerações próximas ao teto da contribuição previdenciária. 

No total, 22 policiais federais cumpriram sete mandados judiciais. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a autorização para a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos e o sequestro de bens e valores de origem criminosa. 

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), em apenas 59 benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 908 mil, entretanto, há previsão desse valor ser muito maior após a análise do material recolhido, ainda de acordo com a PF. 

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa (artigos 288, caput, c/c 171, § 3º e 313-A, todos do Código Penal), cujas penas de reclusão variam de um ano e quatro meses a seis anos e oito meses. 

O nome da operação é uma expressão em latim, significando maternidade. Trata-se de uma referência a tipologia da fraude perpetrada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.