Um dia depois de encalhar em mangue

Baleia resgatada, após encalhar em mangue, não resiste a ferimentos e morre em Turiaçu

Na manhã desta segunda-feira (23), homens do 8º GBMMA da cidade de Pinheiro fizeram o resgate do animal.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Enviada pelo Whatsapp)

SÃO LUÍS – A baleia encontrada encalhada na manhã de segunda-feira (23), em uma praia do município de Turiaçu, distante 153 quilômetros de São Luís, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (24).

Segundo populares, a baleia da espécie jubarte, de aproximadamente 15 metros, não resistiu aos graves ferimentos. Na manhã desta segunda-feira (23), homens do 8º Grupamento de Bombeiros MIlitar do Maranhão (GBMMA),da cidade de Pinheiro fizeram o resgate do animal.

A bióloga, Nayara Valle, explicou que uma mudança de correntes marinhas teria desorientado o mamífero que encalhou na praia de Turiaçu. "Algumas alterações nas correntes podem fazer com que esses animais acabem perdendo seu referencial", disse Nayara Valle. No entanto, a bióloga não descarta que outros fatores possam ter contribuído para que a baleia encalhasse.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informaram que todas as providências foram tomadas para garantir o resgate do animal. Equipes técnicas da Sema e do CBMMA resgataram o animal na tarde de segunda-feira (23) e aguardaram até que o mamífero voltasse para o mar. No entanto, nesta terça-feira o animal retornou para o mangue e não resistiu.

A Sema esclareceu ainda, que manteve contato com o ICMBio (órgão responsável pelo resgate de mamíferos aquáticos) para garantir a proteção e manutenção da biodiversidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.