Alerta

Maranhão chega a quatro cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 10/03/2024 às 10h32
Quatro municípios do Maranhão já estão em situação de emergência por causa das chuvas.
Quatro municípios do Maranhão já estão em situação de emergência por causa das chuvas. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

TUNTUM - Tuntum, município a 421 km de São Luís, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. Com isso, o Maranhão tem quatro cidades em emergência.

Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.

Com 13 metros e 10 centímetros acima do nível normal, o Pindaré a cheia do rio força muitos moradores a abandonarem suas residências. Além de deslocar famílias, as águas do rio transbordante também atraem turistas, que veem na pesca com anzol uma oportunidade de relaxar após uma semana de trabalho árduo. Contudo, essa paz momentânea pode se transformar em caos em questão de horas.

A Defesa Civil de Alto Alegre do Pindaré está em alerta, visto que o nível do rio que atravessa a cidade aumentou aproximadamente um metro nos últimos três dias. O crescimento do volume de água levou 24 horas para alcançar a cidade e agora ameaça atingir Pindaré-Mirim, município vizinho.

As mesmas chuvas que elevam o nível dos rios também causam alagamentos em áreas urbanas atravessadas por córregos. Em Esperantinópolis, localizada no Médio Mearim, a estrada de acesso à cidade ficou submersa, impedindo a passagem de veículos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.