Eleições 2024

Pré-candidatos se movimentam pela disputa eleitoral em Timon

Comandante Schnneyder vai disputar o pleito pelo PSD e deputado Rafael chegará à eleição com apoio dos Leões; prefeita Dinair Veloso buscará a reeleição.

Ipolítica

Comandante Schnneyder se filiou esta semana ao PSD e Rafael obteve apoio do Palácio dos Leões
Comandante Schnneyder se filiou esta semana ao PSD e Rafael obteve apoio do Palácio dos Leões (Divulgação)

TIMON - O município de Timon, um dos principais colégios eleitorais do Maranhão, teve um início de semana agitado pelos pré-candidatos a prefeito que disputarão a eleição 2024. Além da movimentação partidária - com filiação de lideranças -, houve ato político de apoio para a disputa do governo municipal.  

Segundo colocado no pleito de 2020, com 39,79% dos votos válidos naquela eleição, o coronal da Polícia Militar Hormann Schnneyder, conhecido na política como Comandante Schnneyder, decidiu disputar a eleição pelo PSD.

Ele se filiou ao partido em ato conduzido pelo presidente estadual da legenda, Edilázio Júnior, e assegurou espaço numa importante sigla para o pleito deste ano. 

Em 2020 Comandante Schnneyder perdeu a eleição por apenas 375 votos de diferença para a atual prefeita, Dinair Veloso.

A esposa do pré-candidato, Dóris Schnneyder, assumirá o comando do diretório municipal do PSD em Timon.

Leia também: Iracema diz que respeitará decisão do STF no caso TCE/MA

Reeleição

A prefeita Dinair Veloso, por sua vez, trocou o PSB [partido pelo qual foi eleita em 2020] pelo PDT em 2022 e chegará para a disputa da reeleição pelo grupo conduzido pelo senador Weverton Rocha (PDT). 

Ela também é apoiada pelos ex-prefeitos Luciano Leitoa e Chico Leitoa e conta com o apoio de vereadores que atuam na base governista na Câmara Municipal. 

Leões 

Quem também já se posicionou na condição de pré-candidato para a disputa eleitoral foi o deputado estadual Rafael (PSB) - que não quer mais ser chamado de Leitoa -, e que pertence ao PSB. 

Nesta terça-feira (5) Rafael obteve o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), em reunião realizada no Palácio dos Leões. Estavam presentes no ano a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB); a ex-prefeita e ex-deputada estadual Socorro Waquim; o deputado Leandro Bello e vereadores de Timon. 

Socorro, aliás, vinha tendo o seu nome cogitado como pré-candidata para a disputa. Ela abriu mão do pleito em favor de Rafael. 

Outros pré-candidatos devem se movimentar pela disputa em Timon nos próximos meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.