Inquérito concluído

Polícia indicia por homicídio culposo mulher que atropelou criança em condomínio de Timon

Álvaro Leal Santana Campelo, de 2 anos, morreu enquanto brincava em um playground, no dia 23 de janeiro deste ano.

Imirante.com

- Atualizada em 24/02/2023 às 11h11
Crime aconteceu no dia 23 de janeiro deste ano
Crime aconteceu no dia 23 de janeiro deste ano (Reprodução)

TIMON - A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) concluiu o inquérito e decidiu indiciar por lesão corporal culposa e homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) a motorista que atropelou Álvaro Leal Santana Campelo, de 2 anos, no condomínio Village Joia, em Timon.

A criança morreu enquanto brincava no playground do local, após ter sido convidada por um animador de uma festa, no dia 23 de janeiro deste ano. Outras três pessoas também foram atingidas pelo carro conduzido pela mulher.

Segundo o delegado Renato Cordeiro, após serem realizados testes nos sistemas de frenagem, direção e aceleração do veículo, a perícia constatou que não houve falha mecânica. Dessa forma, a causa do acidente foi uma falha humana.

No entanto, ainda falta esclarecer o que motivou a aceleração do carro. A suspeita é de que a motorista tenha prendido o salto do sapato no acelerador do veículo, que é de câmbio automático.

No único depoimento que prestou à polícia, ela disse que “não se lembrava" do que aconteceu enquanto tentava estacionar o carro em uma área próxima ao playground. A mãe do menino disse à polícia que foi surpreendida pelo veículo e que não teve condições de reagir e salvar o filho.

"Ela disse que estava no parque com o filho para brincar no local. Ela estava com ele no balanço, de frente pra ele, quando ouviu um barulho forte de motor. Logo em seguida já foi o carro invadindo o playground e atropelando todo mundo. Ela não teve nem reação de retirar o filho", afirmou o delegado Renato Cordeiro.

Renato Cordeiro disse, ainda, que a mãe de Álvaro Leal foi arremessada até a grade de proteção do playground, enquanto o menino ficou debaixo do carro.

"A criança foi socorrida por profissionais de saúde que moram no condomínio, mas ela já estava sem vida. Tentaram reanimar por cerca de 40 a 50 minutos, mas não obtiveram êxito", explicou o delegado.

O crime

Segundo o delegado Humaitã Oliveira, imagens do condomínio mostram a motorista tentando estacionar o veículo quando, repentinamente, ela acelera, o carro sobe a calçada e atinge Álvaro Leal, além da mãe, um adolescente e outras duas crianças.

“Ela estava estacionando o carro e acelerou de uma vez. Carro automático. Foi em direção ao parque e uma das crianças ficou debaixo do veículo”, disse o delegado Humaitã Oliveira.

Além de equipes do SAMU, policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar do Piauí também foram acionados para atender a ocorrência no condomínio em Timon.  Após o acidente, testemunhas afirmam que ela foi vista muito abalada no local do acidente e depois foi embora de carona. 

A mãe de Álvaro Leal Santana Campelo, de um ano e seis meses, teve uma fratura na mão.  Duas crianças que estavam no local na hora do acidente tiveram escoriações e uma adolescente de 15 anos teve cortes na cabeça e na perna. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.