TIMON - O secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, recebeu, na tarde de segunda-feira (10), representantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Timon. Na reunião, foi entregue ao secretário o projeto feito para firmar parceria entre as duas instituições.
Para Uchôa, concretizar uma parceria que já existe, é dar mais qualidade e viabilidade aos trabalhos realizados pela Apac de Timon "As Apac's são com certeza um método que acrescenta e colabora positivamente para o sistema penitenciário. Em breve esse convênio será formalmente firmado e as atividades já desenvolvidas possuirão o apoio merecido", frisou o secretário.
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Timon existe desde novembro de 2011 e atualmente executa as atividades no Presídio de Timon para cerca de 320 internos.
"Ter um espaço adequado para desenvolver o trabalho é primordial para que o método Apac seja devidamente executado", pontuou a Juíza da 3ª Vara Criminal de Timon, Lewman de Moura Silva. Para a juíza, o encontro entre os órgãos foi fundamental para discutir a situação da Apac de Timon em relação ao sistema "Nesse primeiro contato entre a Apac de Timon e o secretário, ele se mostrou bastante focado em resolver as problemáticas e isso nos deixa feliz. Juntos poderemos fazer um trabalho ainda melhor", destacou a magistrada.
Na ocasião, a engenheira da Sejap, Cristina Guimarães, explicou que para dar inicio ás obras de construção do novo presídio da cidade falta apenas fechar o processo de licitação "O recursos para a construção da unidade já está disponível; serão 306 novas vagas para a o município de Timon". A pretensão é que o presídio seja regional, contemple os três regimes separadamente e que a nova unidade seja administrada exclusivamente pelo método Apac.
O Presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Timon, Francisco das Chagas Fortuna, acredita que com o apoio da Sejap e um local apropriado para realização dos trabalhos da Apac a celeridade nos resultados será notória "O método Apac trabalha a humanização, a ressocialização do interno e com o ambiente propicio isso se torna muito mais fácil", ressaltou.
Durante a reunião, foram discutidas ainda as atividades realizadas pela Apac e a questão dos processos e transferências dos presos provisórios de Timon. Presentes, também, na reunião o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso; o superintendente de Justiça Kécio Rabelo e demais integrantes da Apac de Timon.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Maranhão é o segundo estado que mais recupera áreas degradadas no país
- Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão começa em São Luís
- IFMA e Prefeitura de Estreito abrem inscrições para seletivos
- MIDR reconhece situação de emergência em cinco cidades do MA
- MAC deve ter novidade no ataque para largada na Série D
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.