TIMON - Autoridades da área de saúde em todo o Estado estão cada vez mais preocupadas com as doenças típicas do período chuvoso. Em Timon, só nos três primeiros meses do ano, foram confirmados 15 casos de dengue. Se forem contados os casos de suspeita, os números vão além.
As chuvas aumentam o risco de proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegipty. “Só o trabalho dos agentes de endemias não é suficiente. É preciso que a população seja ativa nessa campanha de prevenção”, explica Itelmária Escórcio, chefe do departamento de Epidemiologia de Timon.
Equipes de saúde tiveram que ir às ruas da cidade para conscientizar moradores sobre os cuidados necessários. Uma passeata com faixas e cartazes informativos por um dos maiores bairros do município, o Parque Alvorada, mobilizou centenas de pessoas.
Gripe
Outra questão é em relação à gripe. Nem a campanha de vacinação em idosos, realizada em todo o país, foi capaz de mobilizar um grande número de pessoas. No dia “D” de vacinação contra a doença, em pessoas com mais de 60 anos de idade, cerca de 3 mil foram imunizados, em Timon. Porém, 1.500 precisam receber a dose no município, ou, pelo menos, 80% desse número, como determina o Ministério da Saúde.
Nas áreas de alagamento, outras doenças preocupam. Entre elas, a conjuntivite e a diarreia. E com milhares de desabrigados em todo o Maranhão, autoridades têm dúvidas se haverá medicamentos para todos.
Saiba Mais
- Ministério destina recurso para compra de testes de gravidez no Maranhão
- Programação oferece ações gratuitas de prevenção e tratamento para diabetes em São Luís
- Ação oferece exames gratuitos de pressão ocular e fundo de olho em São Luís
- Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo
- Acidentes com escorpião somam mais de 202 mil notificações em 2023
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.