SÃO LUÍS - O procurador geral de Justiça do Maranhão, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, defendeu nesta quinta-feira, durante a abertura da II Jornada pelos Direitos da Criança e do Adolescente (JODICA), em Timon, que os gestores públicos criem oportunidades para que todas as crianças e adolescentes tenham o direito a freqüentar a escola e que seja garantida uma educação de qualidade.
“O Maranhão apresenta baixos indicadores sociais e precisa do compromisso do governo na implementação de políticas públicas sociais”, afirmou o procurador.
Da jornada, que acontece até sexta-feira (16), no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, em Timon, participam mais de 200 pessoas de 15 municípios da região dos Cocais. São representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada, promotores de justiça, professores, diretores de escola, secretários de educação e conselheiros de direitos e tutelares. O evento, organizado pela Rede Interinstitucional pela Educação Básica no Maranhão.
O objetivo do encontro é discutir os baixos indicadores sociais dos municípios maranhenses, em especial, daqueles que compõem a região do semi-árido e propor uma agenda pública local para a melhoria desses índices.
Programação
Após a solenidade abertura, o diretor do Instituto do Homem, professor Raimundo Palhano, preferiu a palestra “Os indicadores sociais municipais: realidade e desafios”, destacando o papel da sociedade civil e do poder público na implementação de políticas públicas para toda a população. À tarde os participantes discutiram, em grupo, a proposta de construção de uma agenda local que impulsione o desenvolvimento da região.
Na sexta-feira (16) a programação começa às 8h30 com a palestra “Os direitos da criança e do adolescente: avanços e desafios”, ministrada pelo promotor de justiça e secretário para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça, Márcio Thadeu Silva Marques. Em seguida haverá oficinas e trabalhos dos grupos. O encerramento está previsto para as 17 horas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.