"Conteúdo Proibido IV"

Suspeito é preso durante operação da PF de combate ao abuso sexual infantil em Timbiras

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos por disponibilização de imagens de exploração sexual infantil.

Imirante, com informações da Polícia Federal

Operação Conteúdo Proibido IV foi deflagrada pela PF.
Operação Conteúdo Proibido IV foi deflagrada pela PF. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

TIMBIRAS - Uma pessoa, não identificada, foi conduzida à Delegacia de Polícia Federal em Caxias após ter sido foi flagrada com o material referente à exploração sexual infantil. A prisão foi efetuada na manhã desta terça-feira (26), na cidade de Timbiras, durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na residência de investigados por crimes relacionados ao armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil por meio da internet.

A operação "Conteúdo Proibido IV" visa combater o abuso sexual infantil por meio da rede mundial de computadores. As investigações foram conduzidas e operacionalizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias. 

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil (Arts. 241-A e 241-B do Estatuto da criança e do adolescente). Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 10 anos de prisão. 

Os investigadores conseguiram rastrear a atuação dos investigados na rede mundial de computadores. Os equipamentos e mídias apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando à coleta de provas digitais, as quais ficam armazenadas nos equipamentos eletrônicos. 

O nome da operação remete ao tráfego de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores, conduta proibida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.