No Rio de Janeiro

Ex-prefeita de Serrano do Maranhão é presa por fraude em licitações e associação criminosa

Maria Donária Moura Rodrigues estava foragida havia um ano; condenação soma nove anos e nove meses de prisão

Ipolítica

Donária, ex-prefeita de Serrano do Maranhão
Donária, ex-prefeita de Serrano do Maranhão (Reprodução/Redes Sociais)

RIO DE JANEIRO, RJ – Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF) do Rio de Janeiro prenderam a ex-prefeita de Serrano do Maranhão, Maria Donária Moura Rodrigues, conhecida como Donária. A ex-gestora tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes de fraude em licitação e associação criminosa. Ela foi localizada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, após uma investigação apontar que Donária havia fugido do Maranhão cerca de um ano atrás.

De acordo com a Polícia Civil, Donária participou de um esquema de manipulação de processos licitatórios entre 2013 e 2016, período em que comandou a prefeitura do município maranhense. As investigações revelam que os certames eram direcionados para beneficiar empresas previamente escolhidas, responsáveis por supostos serviços de recuperação de estradas e locação de veículos.

Conforme os autos do processo, a ex-prefeita e outros envolvidos atuaram de forma articulada para frustrar a competitividade das licitações, combinando previamente os resultados para garantir vantagens indevidas. O montante desviado ou irregularmente contratado ultrapassa R$ 600 mil.

Após sua saída do comando municipal e avanço das investigações, Donária deixou o Maranhão e passou a se esconder no Rio de Janeiro. O mandado de prisão condenatório, que estava em aberto, foi finalmente cumprido nesta terça.

A ex-prefeita foi condenada a nove anos, nove meses e 15 dias de prisão pelos crimes de fraude em processos licitatórios e associação criminosa. Depois de presa, ela foi encaminhada ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.