Suspensão

Ex-prefeito de Serrano do MA tem direitos políticos suspensos por cinco anos

Ação Civil Pública: prática do ex-gestor configura improbidade administrativa.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
O valor da multa deve ser revertido aos cofres do município de Serrano do Maranhão.
O valor da multa deve ser revertido aos cofres do município de Serrano do Maranhão. (Arte: Imirante.com)

SERRANO DO MARANHÃO - O ex-prefeito de Serrano do Maranhão, Walber Lima Pinto, foi condenado pelo juízo da comarca de Cururupu (da qual o município é termo judiciário) à suspensão dos direitos políticos por cinco anos. A decisão, do último dia 7 de março, foi comunicada nessa quarta-feira (27), ao promotor de justiça Francisco de Assis Silva Filho, titular da Promotoria de Cururupu.

O pedido de condenação pelo Ministério Público decorreu do fato de o ex-gestor, quando estava à frente da administração municipal de Serrano do Maranhão, ter o balanço geral da Prefeitura, referente ao exercício financeiro do ano de 2003, desaprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Por esse motivo, o município se encontra inadimplente junto à corte de contas.

De acordo com a Ação Civil Pública, deferida pelo juiz Douglas Lima da Guia, da Comarca de Cururupu, a prática do ex-prefeito configura improbidade administrativa. Além da suspensão dos direitos políticos, o ex-prefeito foi condenado a pagar multa correspondente a dez vezes o valor da remuneração mensal pelo cargo, em 2003, "corrigida monetariamente pelo INPC e com juros moratórios de 1% ao mês, contados da época do fato até a data do efetivo pagamento". O valor da multa deve ser revertido aos cofres do município de Serrano do Maranhão.

Conforme a decisão, ele, também, está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que seja por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.