Saúde

SESI Itinerante leva exames laboratoriais para São Raimundo das Mangabeiras

O projeto leva os mais diversos serviços de saúde gratuitos para a população do interior do Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 09/08/2023 às 16h18
Nesta semana se comemora o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Foto: Divulgação
Nesta semana se comemora o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Foto: Divulgação

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS - Nesta semana se comemora o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data, dia 8 de agosto, foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares como infartos do coração, angina de peito, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.   

A prevenção e o estímulo as mudanças nos hábitos de vida, tem sido uma das missões do SESI Itinerante. O projeto leva os mais diversos serviços de saúde gratuitos para a população do interior do Maranhão, por meio de consultas médicas, oftalmológicas, exames laboratoriais dentre outros. Mediante esses serviços é possível saber se o morador está acometido de alguma comorbidade ou quais os cuidados necessários para se manter saudável. Esta semana o município de São Raimundo das Mangabeiras recebe os atendimentos da equipe de multiprofissional do SESI Itinerante.  

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Assim, como os adultos, as crianças também podem ser vítimas dos males que o colesterol pode ocasionar, como relata a pediatra do SESI Itinerante, Luze Mendes. “Os pequenos precisam de atenção e cuidados. É importante uma alimentação saudável, com a ingestão de frutas e verduras, evitando fast-foods e produtos industrializados e focar em exercícios físicos como caminhada, andar de bicicleta e brincadeiras ao ar livre. Lembrar que peso adequado nem sempre significa que as taxas de colesterol estão adequadas. Hoje já atendemos mais de 5 crianças, que aparentemente estavam com o peso ok, mas com diversos sintomas como fraqueza, tontura que se enquadram em quem possui taxas elevadas de colesterol” alertou. 

O Serviço Social da Indústria (SESI) possui o único laboratório de análises clínicas sobre rodas do Maranhão, com salas de coleta e análise, além de profissionais especializados. A farmacêutica da instituição, Carla Rodrigues, ressalva a importância do laboratório itinerante. “Oferecemos exames de glicemia, hemoglobina, triglicerídes, colesterol entre outros, necessários para o acompanhamento ou diagnostico de alguma enfermidade. Nossa missão é levar saúde e bem-estar à população maranhense, que não possui este serviço no seu município ou não tem condições financeiras de custear”, afirmou.  

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A lavradora Maria José Costa aproveitou a ação para fazer um check-up. Ela elogiou o atendimento dos colaboradores do SESI e agradeceu a realização da ação social. “É muito difícil conseguir fazer exames e consultas, porque existe muita burocracia e o tempo de espera é gigante. Aqui foi muito rápido e tranquilo, além dos atendentes e médicos serem muito atenciosos. Parabéns pela iniciativa e espero que voltem mais vezes”, disse. 

O SESI Itinerante segue até está quinta-feira (10), em São Raimundo das Mangabeiras, realizando atendimentos das 08h às 17h, na Praça da Família. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.