Prisões preventivas

Polícia Federal prende investigados por lucrar com migração ilegal de maranhenses para os EUA

As vítimas que conseguem entrar no país trabalham em condições análogas à escravidão para pagar a dívida.

Imirante, com informações da Polícia Federal

Atualizada em 31/08/2022 às 09h31
Material apreendido na operação Hancornia.
Material apreendido na operação Hancornia. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS - Uma operação da Polícia Federal, deflagrada hoje (31) no município de São Raimundo das Mangabeiras, combate a atuação de um grupo investigado por promover a migração ilegal de maranhenses para os Estados Unidos. Os criminosos cobram grandes quantias em dinheiro das vítimas para a entrada delas no território americano. No entanto, essas pessoas acabavam sendo presas e deportadas para o Brasil. 

Hoje, nesta operação denominada Hancornia, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal do Maranhão em decorrência de representação da Polícia Federal. 

Segundo informações policiais, as vítimas que conseguem entrar no país devem trabalhar para pagar o restante da dívida contraída junto aos criminosos, sendo submetidas a condições análogas à escravidão. 

De acordo com as investigações, o esquema funciona há mais de um ano e cerca de 150 pessoas migraram ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da organização criminosa. 

Nesse esquema criminoso os investigados lucram vendendo facilidades que na realidade não existem e colocam em risco a vida e a liberdade das vítimas. 

Os investigados presos foram conduzidos ao presídio de Balsas. Eles poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, dentre outros, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.

A ação da PF teve a cooperação com o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América (U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.