Federação

Prefeito do Maranhão é indicado membro de conselho criado por Lula

Ivo Rezende é prefeito de São Mateus e presidente da Famem.

Ipolítica

Ivo Rezende contribuirá em conselho criado por Lula
Ivo Rezende contribuirá em conselho criado por Lula (Divulgação/Famem)

SÃO MATEUS - O presidente prefeito de São Mateus do Maranhão, Ivo Rezende (PSB),  será nomeado como membro do Conselho da Federação, na próxima quarta-feira (25), em Brasília. O evento será promovido no Palácio do Planalto, durante a primeira reunião ordinária do Plenário, e vai contar com a presença do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, bem como dos governadores e prefeitos que são titulares e suplentes do Conselho.

Além de gestor municipal, Rezende é também presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Em nta emitida neste sábado (21), a entidade argumenta que “a nomeação de Ivo Rezende é um reconhecimento de sua liderança e habilidades de gestão".

“Como presidente da Famem e prefeito de São Mateus, ele demonstrou um compromisso com o fortalecimento de seu município e, por extensão, do Maranhão. Agora, ele terá a oportunidade de contribuir de forma mais ampla em direção a um Brasil mais forte e igualitário. A presença do presidente da Famem promete fortalecer a colaboração entre os diferentes níveis de governo e contribuir para a formulação de políticas que beneficiarão toda a nação”, diz o comunicado.

Conselho - O Conselho da Federação será um colegiado composto por 18 integrantes, com seis representantes de cada esfera executiva: federal, estadual e municipal. Sua principal missão é articular a cooperação entre elas, promovendo o diálogo e a colaboração necessários para abordar desafios críticos que afetam o Brasil. 

Será  um instrumento fundamental para a pactuação federativa, promovendo o diálogo construtivo entre os chefes do Poder Executivo e estabelecendo compromissos políticos que visam aprimorar as políticas públicas nacionais. Além disso, o Conselho abordará reformas institucionais necessárias para o desenvolvimento econômico e social sustentável, bem como para superar as desigualdades que ainda persistem no Brasil.

O colegiado foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril deste ano.

Um dos objetivos do Conselho da Federação é debater temas relevantes e reformas de interesse comum, que busquem o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.