Votação em Plenário

Flávia Gonzalez tem nome aprovado na Assembleia para o TCE/MA

Procuradora-chefe do Ministério Público de Contas assumirá o cargo de conselheira de contas do TCE/MA.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na manhã desta terça-feira (19) em sessão especial, a indicação da procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Flávia Gonzalez Leite, para o cargo de conselheira de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

A aprovação se deu de forma unânime, no Plenário do Legislativo Estadual. Foram 42 votos favoráveis e nenhum contrário.

Flávia assumirá a vaga que ficou a aberta na Corte de Contas com a aposentadoria do conselheiro Raimundo Oliveira Filho. 

O fato é histórico, uma vez que Flávia Gonzalez se tornará a primeira mulher da história a integrar a Corte de Contas do Maranhão. Ainda não foi divulgada a data para a posse. 

Independentemente disso, é provável que ela inicie as suas atividades no Pleno do tribunal somente em 2024.

Flávia Gonzalez havia sido sabatinada por comissão especial na segunda-feira (18). O relatório do colegiado recomendou, com todos os votos favoráveis, a aprovação de seu nome para o tribunal.

Na sessão especial desta terça-feira, Flávia Gonzalez esteve presente no Plenário da Assembleia. Depois de ter o nome aprovado, ela foi cumprimentada e aplaudida pelos parlamentares. 

Ela foi convidada também para compor a Mesa Diretora e em breve discurso, agradeceu a Deus e a Assembleia Legislativa. Ela também afirmou que dignificará a sua atuação na Corte de Contas. 

Continua após a publicidade..

Flávia Gonzalez foi sabatinada na manhã de segunda-feira na Assembleia Legislativa do Maranhão

Biografia

Flávia Gonzalez é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes. Já atuou como professora convidada da Escola Superior de Controle Externo do Maranhão e foi diretora adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). 

Ela também foi advogada da União e procuradora do Estado do Maranhão. Aprovada nos concursos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (2003) e da AGU, para a função de procuradora da Fazenda Nacional (2004).

Corte de Contas

Integram a Corte de Contas do Maranhão, os conselheiros: Marcelo Tavares (presidente); João Jorge Jinkings Pavão (vice-presidente); Álvaro Cesar de França Ferreira; José Ribamar Caldas Furtado; Joaquim Washington Luiz Oliveira e Daniel Brandão. Flávia Gonzalez assume a vaga do conselheiro aposentado, Raimundo Oliveira Filho e passa a integrar o tribunal. 

Se aprovada pela Assembleia Legislativa, Flávia Gonzalez assumirá a cadeira de Raimundo Oliveira Filho, que se aposentou do cargo neste mês. OIiveira atuava como corregedor da Corte.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.