Análise

Braide mantém estranho silêncio diante de denúncias de nepotismo em sua gestão

Prefeito de São Luís não se posicionou a respeito das denúncias sobre casos de nepotismo e possível favorecimento em processos licitatórios na Semcas.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 02/12/2022 às 09h08
Eduardo Braide parece não se importar com as denúncias de irregularidade em sua gestão (Reprodução TV Mirante)

SÃO LUÍS - É estranho o silêncio do prefeito Eduardo Braide (PSD) em relação às denúncias de irregularidade na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). 

Desde o início da semana quando, na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Jonathan Alves (Coletivo Nós - PT) denunciou prática de nepotismo e possível favorecimento em processos licitatórios que a Prefeitura de São Luís emitiu qualquer nota sobre o assunto.

Pela Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) é vedada a nomeação de parentes de até terceiro grau em cargo de confiança feita pelo gestor em cargo de chefia.

No entanto, segundo o vereador do PT, a secretária municipal Ana Carla Furtado empregou em cargo comissionado na Semcas uma irmã, um primo e a filha de um primo. Fora a outra denúncia de que uma empresa da amiga da secretária foi favorecida em quatro contratos na Semcas que somam mais de R$ 1,7 milhão.

As denúncias, que foram repercutidas na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Duarte Júnior (PSB), parecem não ter incomodado em nada o prefeito Eduardo Braide.

Ele calou diante das denúncias! Nem a Prefeitura, em posição oficial, emitiu qualquer nota a respeito.

Fica a dúvida se Braide não vê gravidade em casos de nepotismo em sua gestão. Ou se já determinou a exoneração dos parentes favorecidos na Semcas. 

Se for a última opção, o prefeito parece não querer alardear casos de irregularidade em sua gestão à frente da Prefeitura de São Luís. No entanto, vale ressaltar que Eduardo Braide deveria sim se posicionar publicamente sobre o caso em respeito à população da capital.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.