Estado Maior
COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Especulações já começaram: Dino de volta a política?

Retorno do ministro do STF a política sempre foi colocado como certo pelos aliados de Dino no Maranhão.

Ipolítica

- Atualizada em 26/10/2026 às 09h50
Flávio Dino foi para o STF em 2024, mas como o olho na disputa presidencial de 2030
Flávio Dino foi para o STF em 2024, mas como o olho na disputa presidencial de 2030 (Reprodução)

SÃO LUÍS - Terminado o pleito de 2026, o de 2030 já começa a ser especulado. E um dos lados desta especulação vem do Maranhão. Desde quando foi indicado para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Flávio Dino já era visto como um possível candidato a presidente em 2030 já que para 2026 seria algo quase impossível devido a candidatura a reeleição de Luís Inácio Lula da Silva (PT).

E essa visão foi amplamente divulgada pelos chamados dinistas no Maranhão. Em poucos minutos de conversa, na ocasião da indicação de Dino, seus aliados diziam que a saída dele da política (apesar de muito se falar que ele não saiu totalmente) era momentânea e que em 2030 ele retornaria.

Anos depois, uma disputa acirrada para a Presidência da República e algumas decisões de Flávio Dino como ministro deixam claro que o objetivo dele deve mesmo ser o de buscar uma candidatura a presidente.

Há observadores da cena política, por exemplo, que chegaram a dizer que para Dino, a não reeleição de Lula seria mais interessante porque após quatro anos, o petista teria menos força e talvez não ficasse mais sozinho com o bastão da esquerda.

Além disso, a atuação no caso das emendas parlamentares e o tal “corte na carne” com o combate a peduricalhos na magistratura são visto como bandeiras fáceis de serem compradas para 2030.

Mas a eleição terminou a pouco e resta saber como serão os próximos passos do ministro até mesmo porque o ambiente no Congresso Nacional para o Supremo Tribunal Federal não é bom e, no Maranhão, base política de Dino, seus aliados se enfraqueceram porque ficarão sem mandato a partir de 2027.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.