SÃO LUÍS – A deputada estadual reeleita Abigail Cunha (MDB) defendeu que o MDB apresente um candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em entrevista ao jornalista Jorge Aragão, a parlamentar destacou a força da bancada eleita pelo partido e colocou seu nome à disposição para integrar a Mesa Diretora da Casa.
Com 17 dos 42 deputados estaduais, o MDB detém a maior bancada, fato que Abigail Cunha utiliza para justificar a liderança na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Para Abigail, o resultado das urnas fortalece a participação da legenda nas articulações para a escolha do comando do Legislativo.
“Por ser a maior bancada, é natural que o candidato à presidência saia do MDB”, afirmou.
A deputada ressaltou, entretanto, que ainda não houve uma conversa oficial sobre a eleição da Mesa Diretora, apesar da movimentação de possíveis candidatos nos bastidores.
Abigail Cunha defende presença feminina na Mesa Diretora
Durante a entrevista, Abigail Cunha também defendeu maior participação das mulheres nos espaços de decisão da Assembleia Legislativa.
A parlamentar afirmou que pretende participar das discussões sobre a composição da Mesa Diretora e manifestou disposição para ocupar uma das vagas.
“Defendo também que as mulheres façam parte da Mesa Diretora e coloco meu nome à disposição dos meus pares”, declarou.
Segundo Abigail, a definição dos nomes deverá passar pelo diálogo entre os integrantes do grupo político.
Relação com o governo Eduardo Braide
Questionada sobre a relação entre a Assembleia Legislativa e o governador eleito Eduardo Braide, Abigail Cunha defendeu o diálogo institucional, apesar das diferenças partidárias.
Integrante do MDB e ligada ao grupo do governador Carlos Brandão, a deputada afirmou que as disputas eleitorais não devem impedir a construção de uma relação entre os poderes Executivo e Legislativo.
“É preciso separar política partidária de política pública”, destacou.
Abigail informou que ainda não houve conversas sobre a relação com o próximo governo, mas manifestou a expectativa de que Eduardo Braide mantenha um canal de diálogo com os deputados estaduais.
Reeleição com quase 66 mil votos
Abigail Cunha também comentou o resultado da eleição, na qual ampliou sua votação de aproximadamente 48 mil para quase 66 mil votos.
A parlamentar atribuiu o crescimento à presença nos municípios maranhenses durante o primeiro mandato, mesmo no período em que esteve licenciada para comandar a Secretaria de Estado das Mulheres.
Segundo ela, sua votação alcançou 198 dos 217 municípios do Maranhão.
A deputada classificou a disputa como difícil, principalmente pela concorrência interna no MDB, que elegeu 17 parlamentares. Entre os nomes que não conseguiram a reeleição, citou Arnaldo Melo e Gláuber Cutrim.
Para o segundo mandato, Abigail afirmou que pretende manter a atuação municipalista e priorizar projetos voltados à proteção de mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mães atípicas.
A parlamentar também garantiu que continuará trabalhando no enfrentamento à violência doméstica, uma das principais pautas de sua passagem pela Secretaria de Estado das Mulheres.
Ao encerrar a entrevista, Abigail agradeceu aos eleitores e reafirmou o compromisso de representar os municípios maranhenses na Assembleia Legislativa.
Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.