Redemoinhos

Cristóvão Tezza abre nova temporada do podcast Redemoinhos

Escritor fala sobre trajetória literária, processo criativo, personagens de seus romances e relembra episódio envolvendo Paulo Leminski e o livro “Trapo”.

Imirante

Já está disponível no portal Imirante.com o primeiro episódio da segunda temporada do Redemoinhos, podcast produzido e apresentado pelo jornalista e poeta Félix Alberto. O convidado que abre a nova série de entrevistas é o escritor Cristóvão Tezza, um dos nomes de destaque da literatura brasileira contemporânea.

Ao longo da conversa, Tezza percorre momentos de sua trajetória como escritor, fala sobre influências literárias e sobre o processo de criação de seus livros. A entrevista aborda ainda a construção de personagens, as relações entre experiência pessoal e ficção e as transformações pelas quais passaram a literatura e o lugar do escritor nas últimas décadas.

Um dos episódios lembrados durante a conversa envolve o poeta Paulo Leminski e Trapo, primeiro livro de Tezza lançado por uma editora de circulação nacional, em 1988. O escritor conta os bastidores do curioso posfácio escrito por Leminski para a obra e recupera aspectos do ambiente literário de Curitiba naquele período.

Tezza também comenta personagens que atravessam sua produção literária e reflete sobre os recursos usados para construir narradores e estabelecer a necessária distância entre autor e personagem, inclusive em obras que partem de experiências autobiográficas.

Romancista, contista e ensaísta, Cristóvão Tezza é autor de uma extensa obra, que inclui títulos como Trapo, O fotógrafo, O filho eterno, Um erro emocional, A tradutora e Beatriz e o poeta. Ao longo da carreira, recebeu importantes reconhecimentos, entre eles o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.

Redemoinhos

O Redemoinhos aborda temas do cotidiano, especialmente comportamento, ideias, cultura, literatura e artes. Em suas entrevistas, o programa procura aproximar o público dos processos de criação, das trajetórias e das reflexões de escritores e outros nomes da cultura.

Pelo podcast já passaram autores como Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto, Eric Nepomuceno e Suzana Vargas, entre outros convidados.

O episódio com Cristóvão Tezza, que inaugura a segunda temporada do Redemoinhos, já pode ser conferido no Imirante.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.