COLUNA
Ronaldo Rocha
Ronaldo Rocha é jornalista de política do Grupo Mirante. Atua no Imirante e na Mirante News FM.
Eleições

Fim de semana já soma quase 300 registros de candidatura no MA

Ao todo, 287 pedidos de registro de candidatura apareciam no sistema de consulta pública até o início da noite deste sábado.

Ipolítica

- Atualizada em 08/08/2026 às 17h45
Registro de pedidos de candidatura
Registro de pedidos de candidatura (Divulgacand / Reprodução)

SÃO LUÍS - Até o início da noite deste sábado (8) o sistema de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral (Divulgacandcontas) já havia reunido 287 pedidos de registros de candidatura de políticos maranhenses. Todos pretendem concorrer no pleito do mês de outubro.

Do total de pedidos, dois são candidatos ao Governo do Estado: Saulo Arcangeli (PSTU) e Felipe Camarão (PT); outros cinco são candidatos ao Senado, com os seus respectivos primeiro e segundo suplentes; além de dois candidatos a vice-governador; 117 candidatos a deputado estadual e outros 151 candidatos a deputado federal. 

Legislação eleitoral

Até as 19h do dia 15 deste mês, partidos políticos, federações e coligações precisam apresentar à Justiça Eleitoral os pedidos de registro de candidatura.

Depois disso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, passará a analisar e julgar os pedidos. É neste momento que há deferimento ou eventuais indeferimentos, - situação em que os pedidos são rejeitados pela justiça -. 

Número de candidatos

No Maranhão, oito devem disputar o Governo do Maranhão e outros 11 vão concorrer a duas vagas para o Senado da República. 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp.