Janela partidária: PCdoB perde bancada na Assembleia Legislativa
Deputados Rodrigo Lago e Júlio Mendonça deixaram a legenda e migrara para o PSB, com isso, PCdoB fica sem representatividade no legislativo estadual.
SÃO LUÍS - O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) perdeu a representatividade na Assembleia Legislativa do Maranhão, após finalizado o prazo da janela partidária.
Os deputados estaduais que pertenciam à sigla, Rodrigo Lago e Júlio Mendonça decidiram deixar a legenda, e filiaram-se ao PSB.
Antes deles o deputado Ricardo Rios já havia feito o mesmo movimento em direção ao PSB, que hoje é presidido pela senadora Ana Paula Lobato.
Ana do Gás, que também foi eleita pelo PCdoB em 2022, filiou-se ao Republicanos e também não integra mais o quadro comunista.
Partido perde bancada na Assembleia
Com isso, o PCdoB que protagonizou a política maranhense nos últimos anos - depois de o hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino -, ter governado o Maranhão por dois mandatos pela legenda, fica sem qualquer tipo de representatividade no Legislativo Estadual.
O partido chegou a presidir a Casa na legislatura passada, com o deputado estadual Othelino Neto, que hoje pertence ao Solidariedade.
Já em relação à bancada maranhense, o único representante do PCdoB segue sendo Márcio Jerry, que era considerado o homem de confiança de Dino no governo do Maranhão.
Saiba Mais
- AO VIVO: Acompanhe a sessão da Assembleia desta quarta (25/03/2026)
- AO VIVO: acompanhe a sessão da Assembleia desta quinta, 19
- AO VIVO: acompanhe a sessão da Assembleia desta quarta, 18
- AO VIVO: acompanhe a sessão da Assembleia desta terça, 17
- VÍDEO: Veja como foi a sessão da Assembleia desta quarta (11/03/2026)
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.