STF

Solidariedade desiste de ação no STF após exonerações no Maranhão

Partido alega perda de objeto após governo estadual promover desligamento de agentes públicos e critica atuação do PCdoB.

Ipolítica

Solidariedade desiste de Reclamação no STF após exonerações no Maranhão e aponta perda de objeto do processo.
Solidariedade desiste de Reclamação no STF após exonerações no Maranhão e aponta perda de objeto do processo. ((Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo))

SÃO LUÍS - O partido Solidariedade desistiu da Reclamação no STF após exonerações no Maranhão, conforme petição apresentada na segunda-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal. Segundo o partido o objeto da ação foi integralmente atendido após o desligamento de agentes públicos promovido pelo governo estadual.

De acordo com o documento, encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, a sigla entende que houve “perda superveniente do objeto”, o que retira a utilidade da continuidade do processo.

Posicionamento do partido

Na petição, o Solidariedade também informa que passou a concordar com os argumentos apresentados pelo Governo do Maranhão no processo. De acordo com a sigla, as medidas adotadas pelo Estado resolveram a questão que motivou a ação.

Com isso, o partido entende que a análise do mérito pelo STF deixa de ter utilidade.

Críticas à atuação do PCdoB

O documento traz ainda críticas à atuação do PCdoB como amicus curiae.

Segundo o Solidariedade, a intervenção da legenda passou a ter caráter “exclusivamente político”, ao incluir pedidos como:

  • Afastamento cautelar do governador do Estado
  • Afastamento do presidente do Tribunal de Contas do Estado

Para os advogados, essas solicitações extrapolam os limites legais da atuação de terceiros no processo e ampliam indevidamente o escopo da reclamação.

Pedido ao STF

Diante do novo cenário, o partido solicitou ao Supremo Tribunal Federal:

  • A homologação da desistência da Reclamação
  • Ou, alternativamente, a extinção do processo sem resolução de mérito
  • A desconsideração de manifestações que ultrapassem os limites legais

A petição é assinada pelos advogados Daniel Soares Alvarenga de Macedo e Rodrigo Molina Resende Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.