mal-estar

Estudantes relatam mal-estar após comerem no Restaurante Universitário da UFMA, em São Luís

Segundo relatos de estudantes da universidade, os sintomas de mal-estar começaram na noite dessa segunda-feira (23).

Imirante.com

Atualizada em 24/03/2026 às 15h27
Restaurante Universitário (RU) da UFMA. Foto: Hudson Souza / Imirante.com
Restaurante Universitário (RU) da UFMA. Foto: Hudson Souza / Imirante.com

SÃO LUÍS - Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus Bacanga, em São Luís, relataram mal-estar depois de terem jantado e almoçado no Restaurante Universitário (RU) da UFMA. Ainda de acordo com os estudantes, os sintomas começaram a aparecer na noite dessa segunda-feira (23), e em alguns casos, continuaram na manhã de hoje (24).

A discussão começou nas redes sociais, em que muitos alunos de diversos cursos da instituição relataram sintomas como cólicas, diarréia, ardência no estômago, náuseas e vômitos. Os comentários foram feitos na última publicação do perfil oficial da universidade no Instagram, que celebrava a reinauguração do RU.

Para Davi Sousa, estudante de Educação Física, os sintomas que começaram na madrugada o farão perder a aula desta terça-feira. “Não vou para a UFMA porque moro longe, não posso me dar ao luxo de passar mal já que para voltar para casa vai demorar”, destaca. Ele ainda revela que amigos também relataram sintomas parecidos.

Diversos alunos da UFMA fizeram relatos de mal-estar

A noite de sono para alguns dos afetados pelo mal-estar também foi comprometida. O estudante Macio Cardozzo, do curso de Teatro, disse que sentiu muita dor. “Eu estava com muita dor e tive que acordar e ir ao banheiro. Não consegui dormir muito bem porque tive várias situações como essa”, disse o estudante.

Marcio ainda se perguntou sobre a possível causa do mal-estar, e descobriu que parte da sua turma também sentiu os sintomas. “Entrei no grupo de conversas e vi que tinha muitas situações iguais às minhas”.

Outro curso em que diversos alunos relatam os mesmos sintomas é o de Comunicação Social. Fabrício Serrão, que estuda audiovisual no Centro de Ciências Sociais, relatou dores na região do abdômen. Ainda de acordo com Fabrício Serrão, os episódios de diarréia ocorreram durante a noite. 

Universidade afirma que restaurantes seguem regras rígidas de higiene

Por meio de nota, a universidade afirma que soube dos relatos e que os restaurantes seguem regras rígidas de higiene, além de estar acompanhando de perto toda a situação dos alunos. Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que está ciente dos recentes relatos apresentados. A instituição reforça que todas as unidades do RU seguem rigorosos protocolos de segurança alimentar e vigilância sanitária. Até o momento, não foi identificado nenhum tipo de contaminação nos alimentos que se relacionem aos casos.

​A UFMA reitera que está monitorando de perto a situação. A segurança alimentar e o bem-estar da comunidade acadêmica são as maiores prioridades da Universidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.