Na Avenida Litorânea

Foragidos da Justiça são identificados e presos por meio do sistema de reconhecimento facial no Carnaval do Maranhão

As prisões dos foragidos ocorreram no circuito Vem Pro Mar, realizado pelo governo do Maranhão na Avenida Litorânea. Eles foram localizados por câmeras.

Imirante.com

Atualizada em 15/02/2026 às 16h01

SÃO LUÍS - Três foragidos da Justiça maranhense foram presos durante o Carnaval de São Luís após serem identificados pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão. As capturas ocorreram no circuito carnavalesco da Avenida Litorânea, em meio à multidão.

Com o suporte da tecnologia, as câmeras instaladas no circuito detectaram os suspeitos, que estavam com mandados de prisão em aberto. Assim que há compatibilidade com o banco de dados, um alerta sonoro é emitido para a Central de Videomonitoramento instalada no local, que aciona imediatamente as equipes em campo para efetuar a prisão.

Foragidos foram presos pela Polícia Militar 

Os foragidos foram localizados após serem detectados pelas câmeras de monitoramento com tecnologia de identificação facial (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão).
Os foragidos foram localizados após serem detectados pelas câmeras de monitoramento com tecnologia de identificação facial (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão).

Duas prisões ocorreram na sexta-feira (13), noite de abertura da festa. A primeira foi de um homem com mandado de prisão por débito de pensão alimentícia. No momento em que foi identificado pelas câmeras, ele transitava pelo circuito com amigos. Após o alerta, a equipe da base iniciou acompanhamento tático, com apoio de drone, até a chegada da guarnição de campo para realizar a abordagem. Ao perceber a presença dos policiais da Polícia Militar do Maranhão, o suspeito ainda tentou mudar o trajeto para sair do alcance, mas foi abordado e capturado.

Ainda na sexta-feira, foi preso um investigado por homicídio praticado em julho do ano passado, no bairro Floresta, no município de Turilândia. Na ocasião, a vítima, Marcos Vinícius Saraiva Costa, foi surpreendida por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito e um comparsa.

Já no sábado (14), por volta das 15h, uma mulher condenada por roubo também foi identificada pelas câmeras de reconhecimento facial e presa. Contra ela havia mandado expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís, determinando a captura e imediata condução ao sistema prisional em razão do descumprimento das regras do regime semiaberto.

Após as prisões, os três foram conduzidos para a unidade da Polícia Civil do Maranhão instalada no circuito e colocados à disposição da Justiça.

Segurança no Carnaval

Os foragidos foram localizados após serem detectados pelas câmeras de monitoramento com tecnologia de identificação facial (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão).
Os foragidos foram localizados após serem detectados pelas câmeras de monitoramento com tecnologia de identificação facial (Foto: Reprodução/Governo do Maranhão).

 

O uso de câmeras com reconhecimento facial no Carnaval de São Luís integra as ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão para prevenir e coibir ações criminosas. Uma base avançada do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi instalada na Avenida Litorânea para garantir suporte em tempo real às ações em todos os circuitos oficiais da capital.

Somente na Avenida Litorânea, estão em operação 35 câmeras com reconhecimento facial, permitindo a identificação e prisão de suspeitos, além da prevenção e repressão de crimes. O monitoramento conta ainda com drones, inclusive com câmeras termais, e patrulhamento aéreo do Centro Tático Aéreo (CTA), ampliando o campo de visão e a capacidade de resposta a qualquer ocorrência.

A Operação Carnaval 2026 mobiliza mais de 8 mil agentes das forças estaduais de segurança pública em todo o Maranhão. A ação reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, Inteligência, Força Estadual, CTA e Ciops.

Estão sendo empregadas cerca de 700 viaturas, entre carros e motocicletas, além de quatro aeronaves, distribuídas em quatro bases operacionais do CTA, que realizam sobrevoos contínuos para patrulhamento, monitoramento e apoio às equipes em terra, especialmente em áreas de grande concentração de público.

O planejamento inclui ainda forte aparato tecnológico, com câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, drones e aeronaves, sem comprometer a rotina de policiamento nos bairros da Grande Ilha — que engloba São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar — e nos municípios do interior do estado.

Na capital, o reforço conta com mais de 4 mil policiais e bombeiros atuando nos circuitos da Avenida Litorânea (Vem Pro Mar), Centro, Madre Deus, Passarela do Samba e Anel Viário, entre os dias 19 e 22 de fevereiro.

Na Avenida Litorânea, principal palco do Carnaval do Maranhão, há controle de acesso para evitar a entrada de armas, além de torres de observação da Polícia Militar distribuídas ao longo do circuito.

A Polícia Civil mantém base instalada no circuito Vem Pro Mar, com reforço de efetivo para atuação preventiva e policiais infiltrados na multidão para coibir ações de quadrilhas especializadas em furto de celulares.

Lei Seca

Durante todo o período do Carnaval, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) intensifica a fiscalização da Lei Seca. Barreiras fixas e volantes estão sendo montadas nas principais avenidas e rodovias da Grande Ilha, durante o dia e à noite, para coibir a condução sob efeito de álcool, o excesso de velocidade e prevenir acidentes.

Em caso de emergência, a população pode acionar o Ciops pelo 190, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e o Disque-Denúncia Maranhão pelo 181. Casos de violência contra a mulher também podem ser comunicados pelo aplicativo Salve Maria Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.