TJMA

Ricardo Duailibe é eleito presidente do TJMA para o biênio 2026-2028

Desembargador foi escolhido em sessão plenária administrativa e já havia ocupado a vice-presidência do Tribunal no biênio 2022/2024.

Ipolítica

Ricardo Duailibe foi eleito por meio de votação realizada em Sessão Plenária Administrativa
Ricardo Duailibe foi eleito por meio de votação realizada em Sessão Plenária Administrativa (Ribamar Pinheiro)

SÃO LUÍS – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) elegeu, nesta quarta-feira (4), a Mesa Diretora do Judiciário estadual para o biênio 2026-2028, por meio de votação realizada em Sessão Plenária Administrativa com participação de desembargadores e desembargadoras da Corte.

O novo presidente do TJMA é o desembargador Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe.

Trajetória acadêmica e formação

Ricardo Duailibe nasceu em 6 de junho de 1955, em São Luís, e é filho de Benedito Salim Duailibe e Maria de Lourdes Bugarin Duailibe. Iniciou os estudos na Escola Modelo Benedito Leite e no Colégio Marista, concluindo o ensino médio como bolsista no Oceanside High School, na Califórnia, nos Estados Unidos.

É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo concluído a graduação em junho de 1979.

Carreira na advocacia e ingresso no TJMA

Após 33 anos de atuação ininterrupta como advogado, foi nomeado desembargador do TJMA em 9 de agosto de 2013, na vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia. Atualmente, integra a 5ª Câmara Cível do Tribunal.

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), atuou como conselheiro seccional e foi membro da primeira composição do Tribunal de Ética. Também foi fundador e presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão (IAM).

Atuação no Judiciário e no TRE-MA

O magistrado exerceu o cargo de ouvidor do Poder Judiciário do Maranhão no biênio 2016/2017. Em 2018, recebeu o título de Ouvidor Emérito, concedido durante o IV Encontro Nacional do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais.

Em fevereiro de 2017, foi eleito membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) pelo TJMA e atuou como corregedor regional eleitoral entre fevereiro e dezembro de 2017.

Posteriormente, presidiu o TRE-MA de 18 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2019, período em que comandou a eleição presidencial de 2018 no estado.

Condecorações e reconhecimentos

Como advogado, foi condecorado com:

  • o diploma da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, concedido pelo TRT da 16ª Região;
  • a Medalha do Mérito Judiciário “Des. Antonio Rodrigues Vellozo”, concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.